domingo, 21 de setembro de 2014

Nosso resumo expandido para Santa Maria

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FRAÇÕES
Ailê Pressi
Especialista em metodologia de ensino- FACCAT
aile.pressi@bol.com.br

Ana Regina da Rocha Mohr
Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT

Angélica Vanessa da Silva Prado
Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT

Maria Angelita Barbosa
Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT

 Pedro Zenar schein

Coordenador professor do PIBID

Resumo expandido
O presente estudo tem a prioridade de observar a apropriação significativa sobre o ensino de Frações para os educandos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Após realizada uma sondagem com esses alunos no primeiro semestre de 2014, verificou-se relatos desses aprendentes sobre as dificuldades encontradas nesse assunto, apesar do mesmo ser utilizado no contexto individual e social, pois está presente nas ações cotidianas. Por isso, procurou-se abordar o assunto sobre Frações através de uma metodologia que facilite a construção desse conhecimento pelos alunos por meio de materiais concretos e manipuláveis, realizando atividades que possam contribuir para uma aprendizagem significativa.
  Segundo Freire (2003), para que se tenha um aprendizado significativo o professor deve considerar o conhecimento prévio do aluno referente ao assunto que será desenvolvido e também estimulá-lo a participar ativamente na aula ao introduzir um novo conteúdo.
  Optou-se por fazer a coleta de dados (pesquisa qualitativa e quantitativa) em uma escola pública municipal de Taquara/RS com uma turma de 26 alunos, sendo 5 meninos e 21 meninas, com idades de 11 a 13 anos. Realizou-se alguns procedimentos para a coleta de dados conforme descreve-se a seguir.
Em parceria com as crianças definiu-se o tema e como o mesmo seria desenvolvido, procurando aceitar sugestões de aplicações com objetivos relacionados ao conteúdo e à realidade dos discentes em questão, considerando seus conhecimentos prévios sobre Frações. “Aprender e ensinar frações pode ser muito simples, desde que não façamos algo mecânico e sim algo pensado” (SILVA, 1997, p. 210).
  Iniciou-se com uma dinâmica grupal, cujo objetivo seria o de compartilhar um presente entre todos, criando juntos os primeiros significados concretos sobre Frações. Logo após, fez-se um breve histórico do surgimento e a utilidade desse conteúdo no cotidiano e sucessivamente um circuito de atividades diversificadas de acordo com o planejamento criado pelos docentes do PIBID/MATEMÁTICA/FACCAT.
Conforme Libâneo (1994, p. 226), “o planejamento escolar é uma atividade que orienta a tomada de decisões dos professores em relação às situações docentes de ensino e aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis.”
O professor deve ser um colaborador e orientador ou seja realizar um trabalho coletivo em sala, resultando com isso muitos benefícios, como trabalhar valores, além da sua disciplina em questão.
Isso porque “o papel do educador está em orientar e mediar situações de aprendizagem para que ocorra a comunidade de alunos e idéias, o compartilhamento e a aprendizagem colaborativa para que aconteça a apropriação que vai do social ao individual” […] (FARIA, 2004, p.58).
Planejamento de atividades realizadas pelos pibidianos:
1ª atividade.
 Usando uma folha de ofício, criar tiras através de dobraduras,                                      analisando o conceito de equivalência e comparando as frações. Recortar um meio, um terço, um quarto e assim sucessivamente.
2ª atividade.
1º) Explicar que a atividade será realizada através de dobraduras e pinturas.
2º) Distribuir folhas de ofício cortadas pela metade ficando 5 partes para cada aluno.
3º) Em uma folha representar 1 inteiro.
4º) Nas outras folhas representar 1 meio, 1 terço, 1 quarto e 1 sexto.
5º) Fazer relação com frações diferentes entre si.
6º) Desenvolver cálculos usando as 4 operações de frações com denominadores iguais e diferentes.
3ª atividade.
Tudo vira pizza
Foi utilizado 15 pratos contendo o modelo de pizzas divididas em quatro, oito e doze partes iguais.
Fichas com frações: cerca de 60 pedaços de pizzas de diferentes tamanhos de 1/4, 1/8 e 1/12.
Os alunos deverão ir pegando as peças e ir montando sua pizza ou trocar por peças equivalentes.
  Através de diversas observações em sala de aula, pode-se notar que uma das grandes dificuldades de trabalhar com frações no 6º ano é o fato de que os alunos não percebem um racional representado por fração como um número. Muitas vezes consideram isoladamente o numerador e o denominador, o que mostra a dificuldade de apropriação desse conceito.
Constatou-se através dos dados obtidos nessa pesquisa que os discentes em questão se apropriaram dos conhecimentos mediados pelos pibidianos, denotando a importância do PIBID na prática em sala de aula.

Assim é possível afirmar que o PIBID é um programa que auxilia na formação do acadêmico/pesquisador promovendo a tomada de consciência de que é necessário planejar as aulas, utilizar material manipulativo para instigar os alunos à construção do conhecimento e desenvolver competências e habilidades que esse acadêmico/pesquisador só observa quando coloca em prática as ações propostas pelo PIBID (SCHEIN, 2013, p. 130).

A maior constatação a qual chegou-se é sobre o fato de que a metodologia de ensino da matemática precisa mudar. É preciso modificar o modo do professor agir em sala de aula, enquanto docentes, terminando de vez com o processo de ensino mecânico de Frações, qualificando a educação a partir de uma base que norteie práticas significativas e, portanto, acabem por mobilizar o desejo dos alunos, ou seja, a necessidade de assimilar os conteúdos durante os desafios propostos.

Palavras-chaves: Ensino de Frações; PIBID; Aprendizagem.



Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27.ed. São PAULO: Paz e Terra, 2003

LARA, I. C. M. de. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo; Rêspel, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

SCHEIN, Z. P. A formação do professor de Licenciatura de Matemática que integra o PIBID. In: REINHEIMER, D. N. et. al.  PIBID/FACCAT: práticas inovadoras na formação de professores e integração escola/IES:História/Letras/Matemática/Pedagogia. São Leopoldo: Oikos, 2013, p. 124-131.

SILVA, M. J. F. da. Sobre a introdução do conceito de números fracionários. 1997. 245f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997. Disponível em <http:// www.pucsp.br/pos/edmat/ma/SILVA. Acesso em 20/05/2014.

FARIA, Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. In; Enricone, Délcia (org).


Ser Professor.4 ed. Porto Alegre; EDIPUCRS,2004.

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