domingo, 21 de setembro de 2014

Nosso poster na mostra científica da Facca



A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FRAÇÕES

Área temática:
Resultados: Resultados finais
Forma de apresentação: Pôster

Ailê Pressi[1] - Joeli Romana Weber[2] - Maurício Porto[3] - Zenar Pedro Schein[4]

O presente estudo tem como objetivo observar a apropriação sobre o ensino de Frações para os educandos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Taquara RS. Foi realizada uma sondagem, onde se obteve relatos dos aprendentes. Abordou-se o assunto sobre Frações através de uma metodologia que facilite a construção do conhecimento, através de materiais diversificados, realizando atividades que contribuem para uma aprendizagem significativa. “Aprender e ensinar frações pode ser muito simples, desde que não façamos mecanicamente e sim pensado” (SILVA, 1997, p. 210). Iniciou-se, com um breve histórico do surgimento e a utilidade das frações no cotidiano. Após os alunos participaram de um circuito de atividades planejadas pelos docentes do PIBID/MATEMÁTICA/FACCAT. Neste estavam inclusos jogos fracionários: tudo vira pizza, dominó, bingo, ábaco, além de cálculos de frações envolvendo dobraduras e pinturas. Foi observado que algumas dificuldades de trabalhar frações no 6º ano é que os alunos não percebem um racional representado em fração como um número, consideram isoladamente o numerador e o denominador, mostrando a dificuldade de assimilação do conceito. Constatou-se que a metodologia de ensino da matemática precisa mudar, é necessário modificar o modo do professor agir em sala de aula, abolindo o processo de ensino mecânico, qualificando a educação a partir de bases que norteie práticas significativas e, portanto, acabem por mobilizar o desejo dos alunos, ou seja, a necessidade de assimilar os conteúdos durante desafios propostos.

Palavras-chaves: Ensino de Frações. PIBID. Aprendizagem.



REFERÊNCIAS

FARIA, E. T. O professor e as novas tecnologias. In; Enricone, Délcia (org). Ser Professor.4 ed. Porto Alegre; EDIPUCRS,2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27.ed. São PAULO: Paz e Terra, 2003

LARA, I. C. M. de. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo; Rêspel, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

SCHEIN, Z. P. A formação do professor de Licenciatura de Matemática que integra o PIBID. In: REINHEIMER, D. N. et. al.  PIBID/FACCAT: práticas inovadoras na formação de professores e integração escola/IES:História/Letras/Matemática/Pedagogia. São Leopoldo: Oikos, 2013, p. 124-131.

SILVA, M. J. F. da. Sobre a introdução do conceito de números fracionários. 1997. 245f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997. Disponível em <http:// www.pucsp.br/pos/edmat/ma/SILVA. Acesso em 20/05/2014.




[1] Mestranda em Educação- Ufgrs - aile.pressi@bol.com.br
[2] Acadêmica do curso de Matemática das Faculdades Integradas de Taquara - Chully.weber@gmail.com
[3] Acadêmica do curso de Matemática das Faculdades Integradas de Taquara - ...................................
[4] Professor orientador- Faculdades Integradas de Taquara - zenar@faccat.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário