A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA DE FRAÇÕES
Área
temática:
Resultados:
Resultados
finais
Forma
de apresentação: Pôster
O presente estudo tem como objetivo
observar a apropriação sobre o ensino de Frações para os educandos do 6º ano do
Ensino Fundamental em uma escola municipal de Taquara RS. Foi realizada uma
sondagem, onde se obteve relatos dos aprendentes. Abordou-se o assunto sobre
Frações através de uma metodologia que facilite a construção do conhecimento,
através de materiais diversificados, realizando atividades que contribuem para
uma aprendizagem significativa. “Aprender e ensinar frações pode ser muito simples,
desde que não façamos mecanicamente e sim pensado” (SILVA, 1997, p. 210).
Iniciou-se, com um breve histórico do surgimento e a utilidade das frações no
cotidiano. Após os alunos participaram de um circuito de atividades planejadas
pelos docentes do PIBID/MATEMÁTICA/FACCAT. Neste estavam inclusos jogos
fracionários: tudo vira pizza, dominó, bingo, ábaco, além de cálculos de
frações envolvendo dobraduras e pinturas. Foi
observado que algumas dificuldades de trabalhar frações no 6º ano é que os
alunos não percebem um racional representado em fração como um número, consideram
isoladamente o numerador e o denominador, mostrando a dificuldade de
assimilação do conceito. Constatou-se que a
metodologia de ensino da matemática precisa mudar, é necessário modificar o
modo do professor agir em sala de aula, abolindo o processo de ensino mecânico,
qualificando a educação a partir de bases que norteie práticas significativas
e, portanto, acabem por mobilizar o desejo dos alunos, ou seja, a necessidade
de assimilar os conteúdos durante desafios propostos.
Palavras-chaves:
Ensino de Frações. PIBID. Aprendizagem.
REFERÊNCIAS
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Disponível em <http:// www.pucsp.br/pos/edmat/ma/SILVA. Acesso em
20/05/2014.
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