Planejamento para Aplicação do PIBID sobre
Números Racionais
ESCOLA: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana R. R. Mohr, Joéli
R. Weber, Leila Leatrice Saldanha Pacheco, Maria Angelita Barbosa, Maurício
Carlos Porto.
PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO:
13/06/204 Turno: Tarde
TURMA: 174
PLANEJAMENTO DE AULA FRAÇÕES
OBJETIVO GERAL
ü Identificar o conjunto dos Números
Racionais, para visualizar e reconhecer as formas de como eles se apresentam.
ü Conhecer
a linguagem das frações, bem como suas representações.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
ü Reconhecer
fração como parte de um todo;
ü Representar
o número racional na reta numérica
ü Identificar
e encontrar frações equivalentes;
ü Comparar
frações;
METODOLOGIA :
1° passo:
Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo na escola e o que é o
programa PIBID.
2º passo: Relembrar
os conceitos de números racionais e suas aplicações no dia-a-dia.
3º passo: Realizar a
1ª atividade: “Varal de frações”.
Números de participantes: Toda a turma
Antes de iniciar atividade, o professor investigará os
conhecimentos prévios sobre frações da turma, apreendida em séries anteriores,
sanando algumas dificuldades, e retomando o conceito que a fração é uma
divisão, e explanará esse definição no
quadro/giz.
O professor distribui para cada aluno uma ficha contendo um número
racional fracionário. O primeiro jogador (escolhido pelo professor) deverá
pendurar sua ficha no varal, tendo como referencia o zero que já estará
colocado. Os próximos colocarão suas fichas no lugar adequado, observando as
fichas já penduradas. A cada ficha que for sendo colocada, o professor
questiona toda a turma o porquê dela ter ficado naquela posição. Ao final os
alunos copiam a reta resultante em seus cadernos. Nessa atividade não teremos vencedor.
4º passo: Realizar a 2ª
atividade: “Tudo vira pizza”
Número de
participantes: de 2 a 5 alunos.
Cada aluno
recebe uma quantidade de pratos de pizza que deverá montar (isso dependerá do
número de jogadores). O primeiro jogador retira uma ficha do baralho onde
estará o numero de pedaços de pizza e o tamanho do pedaço que poderá comprar.
Ele deverá pegar os pedaços e ir montando suas pizzas. O jogador poderá trocar
os pedaços comprados, caso não precise deles, por outros equivalentes ao total
que ele representa. Poderá cobrir sua pizza utilizando pedaços de pizza
equivalentes. Ganhará aquele que montar todas as suas pizzas primeiro.
5º passo: Fazer a 3ª
atividade: “Dominó de Frações”.
Número de
participantes: grupos de até 4 jogadores.
Cada jogador
recebe 7 peças, as quais não deverão ser mostradas aos demais jogadores. As
peças restantes deverão ficar sobre a mesa, viradas para baixo; os jogadores
decidem entre si quem inicia a partida; o primeiro jogador coloca uma peça
sobre a mesa, usando o critério do dominó tradicional, o próximo jogador coloca
uma das peças em uma das extremidades da primeira peça, de modo que as
extremidades interligadas apresentem números ou figuras equivalentes ( nas
figuras considere a parte sombreada); o jogador que não tiver nenhuma peça da
seqüência deverá pegar uma da mesa e tentar jogar. Se não conseguir passará sua
vez para o outro; o jogador procede dessa maneira, até que um dos jogadores termine
suas peças, ou até que não existam mais peças que possam ser colocadas; vencerá o jogador que
terminar primeiro as peças.
6°passo: Será
disponibilizado um espaço para os educandos demonstrarem de forma crítica sua
opinião sobre o significado da aprendizagem da aula aplicada.
Recursos utilizados
·
Barbante;
·
Folhas de ofício;
·
Prendedores de roupa;
·
Folhas de
desenho;
·
Pratos plásticos
descartáveis;
·
5 jogos de
dominó Frações
AVALIAÇÃO
A aula será considerada válida, desde que os alunos consigam
identificar as frações, saibam encontrar o valor de um número decimal racional,
representá-los na reta numérica e realizar as atividades relacionadas ao
conteúdo.
REFERÊNCIAS
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. 1, Ed – São Paulo : Rêspel 2003.
Jogo
Dominó de Frações em MDF, ref 1023. Fabricado por Sucesso Comércio Importação e
Exportação de Brinquedos L
Nenhum comentário:
Postar um comentário