domingo, 21 de setembro de 2014

Planejamento para Aplicação do PIBID sobre Números Racionais

ESCOLA: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana R. R. Mohr, Joéli R. Weber, Leila Leatrice Saldanha Pacheco, Maria Angelita Barbosa, Maurício Carlos Porto.
PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO:  13/06/204      Turno: Tarde
TURMA: 174

PLANEJAMENTO DE AULA FRAÇÕES

OBJETIVO GERAL
ü Identificar o conjunto dos Números Racionais, para visualizar e reconhecer as formas de como eles se apresentam.
ü Conhecer a linguagem das frações, bem como suas representações.
OBJETIVO ESPECÍFICO
ü  Reconhecer fração como parte de um todo;
ü  Representar o número racional na reta numérica
ü  Identificar e encontrar frações equivalentes;
ü  Comparar frações;

METODOLOGIA :
1° passo: Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo na escola e o que é o programa PIBID.
2º passo: Relembrar os conceitos de números racionais e suas aplicações no dia-a-dia.

3º passo: Realizar a 1ª atividade: “Varal de frações”.
Números de participantes: Toda a turma
Antes de iniciar atividade, o professor investigará os conhecimentos prévios sobre frações da turma, apreendida em séries anteriores, sanando algumas dificuldades, e retomando o conceito que a fração é uma divisão, e explanará esse  definição no quadro/giz.
O professor distribui para cada aluno uma ficha contendo um número racional fracionário. O primeiro jogador (escolhido pelo professor) deverá pendurar sua ficha no varal, tendo como referencia o zero que já estará colocado. Os próximos colocarão suas fichas no lugar adequado, observando as fichas já penduradas. A cada ficha que for sendo colocada, o professor questiona toda a turma o porquê dela ter ficado naquela posição. Ao final os alunos copiam a reta resultante em seus cadernos. Nessa atividade não teremos vencedor.

4º passo: Realizar a 2ª atividade: “Tudo vira pizza”
Número de participantes: de 2 a 5 alunos.
Cada aluno recebe uma quantidade de pratos de pizza que deverá montar (isso dependerá do número de jogadores). O primeiro jogador retira uma ficha do baralho onde estará o numero de pedaços de pizza e o tamanho do pedaço que poderá comprar. Ele deverá pegar os pedaços e ir montando suas pizzas. O jogador poderá trocar os pedaços comprados, caso não precise deles, por outros equivalentes ao total que ele representa. Poderá cobrir sua pizza utilizando pedaços de pizza equivalentes. Ganhará aquele que montar todas as suas pizzas primeiro.

5º passo: Fazer a 3ª atividade: “Dominó de Frações”.
Número de participantes: grupos de até 4 jogadores.
Cada jogador recebe 7 peças, as quais não deverão ser mostradas aos demais jogadores. As peças restantes deverão ficar sobre a mesa, viradas para baixo; os jogadores decidem entre si quem inicia a partida; o primeiro jogador coloca uma peça sobre a mesa, usando o critério do dominó tradicional, o próximo jogador coloca uma das peças em uma das extremidades da primeira peça, de modo que as extremidades interligadas apresentem números ou figuras equivalentes ( nas figuras considere a parte sombreada); o jogador que não tiver nenhuma peça da seqüência deverá pegar uma da mesa e tentar jogar. Se não conseguir passará sua vez para o outro; o jogador procede dessa maneira, até que um dos jogadores termine suas peças, ou até que não existam mais peças que  possam ser colocadas; vencerá o jogador que terminar primeiro as peças.

6°passo: Será disponibilizado um espaço para os educandos demonstrarem de forma crítica sua opinião sobre o significado da aprendizagem da aula aplicada.

Recursos utilizados
·                  Barbante;
·                  Folhas de ofício;
·                 Prendedores de roupa;
·                 Folhas de desenho;
·                 Pratos plásticos descartáveis;
·                 5 jogos de dominó Frações

AVALIAÇÃO
A aula será considerada válida, desde que os alunos consigam identificar as frações, saibam encontrar o valor de um número decimal racional, representá-los na reta numérica e realizar as atividades relacionadas ao conteúdo.

REFERÊNCIAS
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. 1, Ed – São Paulo : Rêspel 2003.
Jogo Dominó de Frações em MDF, ref 1023. Fabricado por Sucesso Comércio Importação e Exportação de Brinquedos L

Nenhum comentário:

Postar um comentário