RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S.
Prado, Ana Regina R. Mohr, Joeli R. Weber, Leila Leatrice, Mauricio Porto e
Maria Angelita Barbosa.
PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 24/06/2014 e
27/06/2014
TURMA: 3º ano do ensino médio
Objetivo
(s):
•
Compreender o plano cartesiano;
•
Identificar os eixos das ordenadas e abscissas.
•
Localizar pontos no plano cartesiano, bem como localizar segmentos de retas formados
por dois pontos distintos.
•
Perceber de que maneira podemos calcular a distância entre dois pontos.
Material necessário:
·
Folha com atividades
· Reta numérica de papel
·
Plano cartesiano de cartolina
·
Bolinhas em E.V.A
·
Sala de informática;
Metodologia:
1)
No laboratório de informática faremos uma
breve revisão sobre plano cartesiano e localização de ponto no aplicativo
GeoGebra ensinando os comandos básicos para a utilização do aplicativo conforme
os passos a seguir:
1º) Breve histórico sobre o
GeoGebra.
2º) Mostrar os principais
comandos.
3º) Introduzir plano
cartesiano.
Atividade 1: Construção
de um Sistema Cartesiano Retangular
Para realizar essa atividade, primeiramente clique
em exibir e selecione a opção “eixos”. Feito isto,
aparecerá no centro da tela um sistema cartesiano
retangular, no qual virão desenhados: os eixos X
e Y (eixos das abscissas e ordenadas
respectivamente) e a origem do sistema (ponto de interseção dos eixos).
2)
Previamente o professor irá anexar a parede
da sala de aula uma escala, que será de 10 em 10 cm, marcando determinados
pontos no eixo x, conforme o esquema abaixo:
Esse
eixo deverá ser confeccionado em papel e com os números em destaque.
2) O
professor irá sortear 2 alunos para se posicionarem diante de dois pontos,
nesse momento o professor irá fazer alguns questionamentos para a grande turma:
a) A
que distância está um aluno do outro?
b) E se
invertermos os alunos, apenas colocando um no lugar do outro, iremos ter uma
distância diferente da que a gente já tinha?
3)
Logo em seguida, o professor deverá pedir aos mesmos alunos que se afastem mais
entre si e que um se posicione em um ponto negativo sobre o eixo x, para que
desse modo analise junto aos alunos se a distância aumentou ou diminui, fazer
uma breve retomada sobre o módulo de um número.
4)
Pedir que aos alunos que estavam em frente ao eixo se sentem, perguntar para a grande
turma: Depois de responderem aos questionamentos feitos anteriormente a que
conclusão pode se chegar? E de que forma podemos generalizar uma forma de
calcular a distância entre dois pontos?
5)
Passar no quadro:
d(A,B) = I x2 – x1 I
Distância
entre dois pontos paralelos ao eixo x é o módulo da diferença entre as
abcissas.
6)
Será entregue para cada aluno um plano cartesiano e um prédio em uma folha de
xerox que também vai conter as seguintes perguntas sobre a distância entre um
objeto e outro em relação ao eixo y.
7)
Localize o prédio em (2, 0) e responda
as seguintes perguntas:
a)
Qual a distância entre o telhado e o solo?
b)
Qual a distância do topo da menor árvore até o solo?
8)
Para relembrar a ideia sobre módulo de um número e a distância entre dois
pontos, localize o prédio em (1, -2) e responda as seguintes perguntas:
a)
Qual a distância entre o telhado e o solo?
b)
Qual a distância do topo da menor árvore até o solo?
c)
Ouve alguma alteração nas respostas em relação primeira pergunta?
9)
Fazer a discussão dos resultados obtidos nas duas perguntas, retirando qualquer
dúvida que ficou em relação ao conteúdo estudado.
10)
Passar no quadro a fórmula do 2º caso.
d(A,B)= I y2 – y1
I
11)Distância
entre dois pontos paralelos ao eixo y é o módulo da diferença entre as
ordenadas.
Atividade:
Distribuir uma folha contento um plano
cartesiano e a imagem de um ultrassom. Nesta mesma folha será pedido para
calcular o tamanho do bebê, desde a sua cabeça até o final da sua coluna
vertebral.
Dica: Observem a figura formada e após calcule a distância a ser
descoberta.
12) Agora iremos deduzir
a fórmula do 3º caso no quadro.
Sabe-se que os eixos coordenados do
plano cartesiano são ortogonais, portanto, podemos construir um triângulo retângulo
utilizando os pontos A e B, como mostra a figura a seguir.
Note que o segmento AB é a hipotenusa
do triângulo AOB, e a medida de AB corresponde à distância entre esses dois
pontos. Por se tratar de um triângulo retângulo, podemos aplicar o teorema de
Pitágoras, no qual teremos:
d²AB =
AO² + BO²
Entretanto,
temos:
AO = xb –
xa e BO = yb - ya
Portanto, a
expressão fica da seguinte forma:
d²AB = (xb – xa)² + (yb - ya)²
E por fim:
dAB =
13) Lista de exercícios:
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