domingo, 21 de setembro de 2014

RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana Regina R. Mohr, Joeli R. Weber, Leila Leatrice, Mauricio Porto e Maria Angelita Barbosa.
PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 24/06/2014 e 27/06/2014
TURMA:  3º ano do ensino médio

Objetivo (s):
• Compreender o plano cartesiano;
• Identificar os eixos das ordenadas e abscissas.
• Localizar pontos no plano cartesiano, bem como localizar segmentos de retas formados por dois pontos distintos.
• Perceber de que maneira podemos calcular a distância entre dois pontos.
• Compreender o que é uma escala, e o que é valor de um módulo.

Material necessário:
·         Folha com atividades
·  Reta numérica de papel                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
·         Plano cartesiano de cartolina
·         Bolinhas em E.V.A
·         Sala de informática;

Metodologia:

1)           No laboratório de informática faremos uma breve revisão sobre plano cartesiano e localização de ponto no aplicativo GeoGebra ensinando os comandos básicos para a utilização do aplicativo conforme os passos a seguir:
1º) Breve histórico sobre o GeoGebra.
2º) Mostrar os principais comandos.
3º) Introduzir plano cartesiano.
Atividade 1: Construção de um Sistema Cartesiano Retangular
Para realizar essa atividade, primeiramente clique em exibir e selecione a opção “eixos”. Feito isto,
aparecerá no centro da tela um sistema cartesiano retangular, no qual virão desenhados: os eixos X
e Y (eixos das abscissas e ordenadas respectivamente) e a origem do sistema (ponto de interseção dos eixos).

2)           Previamente o professor irá anexar a parede da sala de aula uma escala, que será de 10 em 10 cm, marcando determinados pontos no eixo x, conforme o esquema abaixo: 
Esse eixo deverá ser confeccionado em papel e com os números em destaque.


2) O professor irá sortear 2 alunos para se posicionarem diante de dois pontos, nesse momento o professor irá fazer alguns questionamentos para a grande turma:
a)    A que distância está um aluno do outro?
b)    E se invertermos os alunos, apenas colocando um no lugar do outro, iremos ter uma distância diferente da que a gente já tinha?
3) Logo em seguida, o professor deverá pedir aos mesmos alunos que se afastem mais entre si e que um se posicione em um ponto negativo sobre o eixo x, para que desse modo analise junto aos alunos se a distância aumentou ou diminui, fazer uma breve retomada sobre o módulo de um número.

4) Pedir que aos alunos que estavam em frente ao eixo se sentem, perguntar para a grande turma: Depois de responderem aos questionamentos feitos anteriormente a que conclusão pode se chegar? E de que forma podemos generalizar uma forma de calcular a distância entre dois pontos?

5) Passar no quadro:
      d(A,B) = I x2 – x1 I
Distância entre dois pontos paralelos ao eixo x é o módulo da diferença entre as abcissas.




6) Será entregue para cada aluno um plano cartesiano e um prédio em uma folha de xerox que também vai conter as seguintes perguntas sobre a distância entre um objeto e outro em relação ao eixo y.
7) Localize o prédio em  (2, 0) e responda as seguintes perguntas:
a) Qual a distância entre o telhado e o solo?
b) Qual a distância do topo da menor árvore até o solo?

8) Para relembrar a ideia sobre módulo de um número e a distância entre dois pontos, localize o prédio em (1, -2) e responda as seguintes perguntas:
a) Qual a distância entre o telhado e o solo?
b) Qual a distância do topo da menor árvore até o solo?
c) Ouve alguma alteração nas respostas em relação primeira pergunta?

9) Fazer a discussão dos resultados obtidos nas duas perguntas, retirando qualquer dúvida que ficou em relação ao conteúdo estudado.

10) Passar no quadro a fórmula  do 2º caso.

d(A,B)= I y2 – y1 I




11)Distância entre dois pontos paralelos ao eixo y é o módulo da diferença entre as ordenadas.
Atividade: Distribuir uma  folha contento um plano cartesiano e a imagem de um ultrassom. Nesta mesma folha será pedido para calcular o tamanho do bebê, desde a sua cabeça até o final da sua coluna vertebral.
Dica: Observem a figura formada e após calcule a distância a ser descoberta.
12) Agora iremos deduzir  a fórmula do 3º caso no quadro.
Sabe-se que os eixos coordenados do plano cartesiano são ortogonais, portanto, podemos construir um triângulo retângulo utilizando os pontos A e B, como mostra a figura a seguir.






Note que o segmento AB é a hipotenusa do triângulo AOB, e a medida de AB corresponde à distância entre esses dois pontos. Por se tratar de um triângulo retângulo, podemos aplicar o teorema de Pitágoras, no qual teremos:
AB = AO² + BO²
Entretanto, temos:
AO = xb – xa     e  BO = yb - ya
Portanto, a expressão fica da seguinte forma:
AB = (xb – xa)²  + (yb - ya)²
E por fim:
dAB =

13) Lista de exercícios:

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