segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

equações d0 2 grau com material dourado


 

RELATÓRIO DE APLICAÇÃO

 

ESCOLA: Colégio Municipal Theóphilo Sauer

ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana R. R. Mohr, Charles Z. Guimarães, Joéli R. Weber, Inajara M. dos Santos, Leisle P. Beck e Maria Angelita Barbosa

PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi

DATA DA APLICAÇÃO: 11/07/2013 Manhã

TURMA: 192

 

PLANEJAMENTO DE AULA SOBRE EQUAÇÕES DO 2° GRAU

 

OBJETIVO GERAL

ü  Facilitar a visualização das operações do utilizando 2° grau com material lúdico;

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

ü  Aplicar os conceitos fundamentais da equação 2°grau com material dourado;

ü  Operar geometricamente as equações;

ü  Visualizar as operações dos coeficientes da equação;

 

JUSTIFICATIVA

As operações do 2° grau comportam a compreensão das operações algébricas. No momento em que inserimos o assunto equação utilizando material lúdico fornecemos subsídio para que o aluno visualize operações para eles complexas que envolvam letras e números. A utilização da geometria nos permite fixar conteúdos já aprendidos como área e perímetro e conseguir descobrir as raízes da equação do 2° grau através da some e do produto.

 

PROCEDIMENTOS

1° passo: Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo ali e o que é o programa PIBID;

2° passo: Desafiar os alunos a aprender como realizar as operações da equação do 2° grau e encontrar as raízes e organizar os alunos em duplas;

3° passo: Distribuir uma caixa de Material Dourado por dupla e realizar cálculo de área com os alunos e descobrir valor de cada lado;

                                             1                       A1 = x2

                   x           x         1                         A2 = x

                                                                      A3 = 1

          x                1

 

Exemplo:

 

Descobrir a área dos seguintes quadrados, utilizando o material dourado:

 

a)    (x + 1)2 = x2 + 2x + 1

b)    (x + 2)2 = x2 + 4x + 4

c)    (x + 3)2 = x2 + 6x + 9

d)    (x + 4)2 = x2 + 8x + 16

e)    (x + 5)2 = x2 + 10x + 25

 

4° passo: Após a definição de área descobrir os coeficientes de cada equação exata;

a)    x2 + 2x + 1   a =   1        b =   2         c =  1

b)    x2 + 4x + 4   a =    1        b =    4        c =  4

c)    x2 + 6x + 9    a =    1         b =   6         c =  9

d)    x2 + 8x + 16   a =    1         b =    8        c =  16

e)    x2 + 10x + 25   a =   1          b =    10        c =  25

 

5° passo: Descubra a área e escreva os coeficientes dos quadrados perfeitos negativos:

a)    (x – 1)2 = x2 – 2x + 1   a =   1        b =   –2         c =  1

b)    (x – 2)2 = x2 – 4x + 4   a =    1        b =   – 4        c =  4

c)    (x – 3)2 = x2 – 6x + 9    a =    1         b =  – 6         c =  9

d)    (x – 4)2 = x2 – 8x + 16   a =    1         b =   – 8        c =  16

e)    (x – 5)2 = x2 – 10x + 25   a =   1          b =   – 10        c =  25

6° passo: Explicar que as raízes da equação são formadas pelos lados do quadrado que se forma com as menores peças, representadas pela letra “c”. Descobrir as raízes da equação do 2° grau exatas;

 

a)    (x + 1)2 = x2 + 2x + 1  x´= – 1 e x´´ = – 1 (faltou um quadrado de lado 1)

b)    (x + 2)2 = x2 + 4x + 4  x´= – 2 e x´´ = – 2 (faltou um quadrado de lado 2)

c)    (x + 3)2 = x2 + 6x + 9  x´= – 3 e x´´ = – 3 (faltou um quadrado de lado 3)

d)    (x + 4)2 = x2 + 8x + 16  x´= – 4 e x´´ = – 4 (faltou um quadrado de lado 4)

e)    (x + 5)2 = x2 + 10x + 25  x´= – 5 e x´´ = – 5 (faltou um quadrado de lado 5)

f)     (x – 1)2 = x2 – 2x + 1   x´= 1 e x´´ = 1 (sobrou um quadrado de lado 1)

g)    (x – 2)2 = x2 – 4x + 4   x´= 2 e x´´ = 2 (sobrou um quadrado de lado 2)

h)   (x – 3)2 = x2 – 6x + 9    x´= 3 e x´´ = 3 (sobrou um quadrado de lado 3)

i)     (x – 4)2 = x2 – 8x + 16   x´= 4 e x´´ = 4 (sobrou um quadrado de lado 4)

j)      (x – 5)2 = x2 – 10x + 25   x´= 5 e x´´ = 5 (sobrou um quadrado de lado 5)

 

 

RECURSOS UTILIZADOS

ü  10 materiais dourados;

ü  Material escolar

 

 

AVALIAÇÃO

Será considerada válida a aula se 80% dos alunos souberem encontrar as raízes de uma equação do 2° grau e souberem a finalidade de onde encontramos e aplicamos esta equação.

ROTEIRO DE APLICAÇÃO DAS FRAÇÕES

 

 

O QUE FOI REALIZADO PELO PIBID

 

 

1° passo: Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo ali e o que é o programa PIBID;

 

2° passo: Desafiar os alunos a aprender como realizar as operações da equação do 2° grau e encontrar as raízes e organizar os alunos em duplas;






3° passo: Distribuir uma caixa de Material Dourado por dupla e realizar cálculo de área com os alunos e descobrir valor de cada lado

Exemplo:

 

Descobrir a área dos seguintes quadrados, utilizando o material dourado:

a)    (x + 1)2 = x2 + 2x + 1
b)    (x + 2)2 = x2 + 4x + 4
c)    (x + 3)2 = x2 + 6x + 9
d)    (x + 4)2 = x2 + 8x + 16
e)    (x + 5)2 = x2 + 10x + 25

 
 

4° passo: Após a definição de área descobrir os coeficientes de cada equação exata;
a)    x2 + 2x + 1   a =   1        b =   2         c =  1
b)    x2 + 4x + 4   a =    1        b =    4        c =  4
c)    x2 + 6x + 9    a =    1         b =   6         c =  9
d)    x2 + 8x + 16   a =    1         b =    8        c =  16
e)    x2 + 10x + 25   a =   1          b =    10        c =  25

 
 
 
 

5° passo: Descubra a área e escreva os coeficientes dos quadrados perfeitos negativos:
a)    (x – 1)2 = x2 – 2x + 1   a =   1        b =   –2         c =  1
b)    (x – 2)2 = x2 – 4x + 4   a =    1        b =   – 4        c =  4
c)    (x – 3)2 = x2 – 6x + 9    a =    1         b =  – 6         c =  9
d)    (x – 4)2 = x2 – 8x + 16   a =    1         b =   – 8        c =  16
e)    (x – 5)2 = x2 – 10x + 25   a =   1          b =   – 10        c =  25
 
7° passo: Fazer uma avaliação do conteúdo desenvolvido e do processo de aprendizagem. Solicitar que façam uma análise crítica com sugestão de melhoria para as futuras aplicações:




 



 


               

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