domingo, 22 de junho de 2014

copa

RELATÓRIO DE APLICAÇÃO FIGURAS GEOMETRICAS


COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana Regina R. Mohr, Joeli R. Weber, Mauricio Porto, Leila Leatrice Saldanha, Maria Angelita Barbosa.
Prof.ª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 06/06/2014
TURMA: 163

PLANEJAMENTO FIGURAS GEOMÉTRICAS
OBJETIVO GERAL
                                      
Reconhecer as formas geométricas utilizadas no cotidiano, através da bola de futebol.

OBJETIVO ESPECÍFICO

ü  Reconhecer e classificar as figuras geométricas;
ü  Construir uma bola de futebol através de figuras planas;
ü  Relacionar a bola de futebol com Matemática.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
Tesoura
Folha cartoplex
Durex

PROCEDIMENTOS
O plano de aula tem por propósito realizar a construção de bolas de futebol através das figuras planas (pentágono e hexágono)
1º) Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo na escola e o que é o programa PIBID;



2º) Relembrar com os alunos as figuras geométricas.
3º) Colar no quadro as figuras confeccionadas em E.V.A para demonstrá-las.
Figuras colocadas no quadro:
Triângulo, retângulo, quadrado, pentágono e hexágono.
4º) Demonstrar as figuras planas do pentágono e do hexágono.
Para construir a bola de futebol (icosaedro truncado) através dos bicos utilizando moldes de papel com as figuras planas de hexágono (6 lados) e pentágono (5 lados).
5º) Questiona-los sobre a classificação de cada figura recortada, e explicar  que para construir a bola será utilizada as figuras do hexágono e pentágono.
6º) Para construção da bola a turma será dividida em grupos e cada grupo construirá uma bola.
7º) Será entregue as figuras recortadas dentro de um envelope para os discentes construírem a bola.
8º) As bolas ficarão como  decoração  da sala de aula durante o período da copa.
19º) Após a realização da atividade, será solicitado para os alunos fazer
Avaliação, sobre o que acharam da aula.

Referências
 MACHADO, Nilson Jose.  Os Poliedros de Platão e os Dedos da Mão. São Paulo: Scipione, 1989.










O QUE FOI REALIZADO NA AULA DO PIBID

1º Passo: O grupo foi apresentado a turma explicando que somos do PIBID e qual nosso objetivo.
2º Passo: Os alunos foram indagados sobre o que é geometria e quais figuras eles se recordam e sabem o nome.
3º Passo:  Os alunos falaram algumas figuras principais e alguns sólidos geométricos.
4º Passo: Foram expostos no quadro algumas figuras planas para os alunos identificarem.
 5º Passo: Ressaltamos que as figuras do pentágono e do hexágono que seriam usadas para a construção da bola de futebol.

6º Passo:  A turma foi dividida em cinco grupos, sendo entregue um envelope com 20 hexágonos e 12 pentágonos para a construção da bola sendo uma por grupo.   

7º Passo: conclusão da bola através das figuras planas pentágonos e hexágonos.
 8º Passo: as bolas ficaram expostas na sala de aula para decoração da copa do mund
9º passo: os alunos desenharam figuras geométricas e fizeram uma avaliação sobre a aula.
 Observações:
O plano foi seguido na integra , devido ao tempo as figuras recortadas foram entregues em um envelope, pois demoraria muito para eles recortarem as figuras e depois confeccionar a bola.



        

Nenhum comentário:

Postar um comentário