RELATÓRIO DE APLICAÇÃO FIGURAS
GEOMETRICAS
COLÉGIO MUNICIPAL
THEÓPHILO SAUER
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana Regina R. Mohr, Joeli R. Weber, Mauricio
Porto, Leila Leatrice Saldanha, Maria Angelita Barbosa.
Prof.ª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 06/06/2014
TURMA: 163
PLANEJAMENTO FIGURAS GEOMÉTRICAS
OBJETIVO GERAL
Reconhecer
as formas geométricas utilizadas no cotidiano, através da bola de futebol.
OBJETIVO ESPECÍFICO
ü Reconhecer
e classificar as figuras geométricas;
ü Construir
uma bola de futebol através de figuras planas;
ü Relacionar
a bola de futebol com Matemática.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Tesoura
Folha cartoplex
Durex
PROCEDIMENTOS
O plano de aula tem por propósito realizar a construção de bolas
de futebol através das figuras planas (pentágono e hexágono)
1º) Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo na
escola e o que é o programa PIBID;
2º) Relembrar com os alunos as figuras geométricas.
3º) Colar
no quadro as figuras confeccionadas em E.V.A para demonstrá-las.
Figuras
colocadas no quadro:
Triângulo,
retângulo, quadrado, pentágono e hexágono.
4º) Demonstrar
as figuras planas do pentágono e do hexágono.
Para construir a bola de futebol (icosaedro
truncado) através dos bicos utilizando moldes de papel com as figuras planas de
hexágono (6 lados) e pentágono (5 lados).
5º)
Questiona-los sobre a classificação de cada figura recortada, e explicar que para construir a bola será utilizada as
figuras do hexágono e pentágono.
6º) Para
construção da bola a turma será dividida em grupos e cada grupo construirá uma
bola.
7º)
Será entregue as figuras recortadas dentro de um envelope para os discentes
construírem a bola.
8º) As
bolas ficarão como decoração da sala de aula durante o período da copa.
19º) Após
a realização da atividade, será solicitado para os alunos fazer
Avaliação,
sobre o que acharam da aula.
Referências
MACHADO, Nilson Jose. Os Poliedros de Platão e os
Dedos da Mão. São Paulo: Scipione, 1989.
O QUE FOI REALIZADO NA
AULA DO PIBID
1º Passo: O grupo foi apresentado a turma
explicando que somos do PIBID e qual nosso objetivo.
2º Passo: Os alunos foram indagados sobre o que
é geometria e quais figuras eles se recordam e sabem o nome.
3º Passo:
Os alunos falaram algumas figuras principais e alguns sólidos
geométricos.
4º Passo: Foram expostos no quadro algumas figuras
planas para os alunos identificarem.
5º
Passo: Ressaltamos que as figuras do pentágono e do hexágono que seriam
usadas para a construção da bola de futebol.
6º
Passo: A turma foi dividida em cinco
grupos, sendo entregue um envelope com 20 hexágonos e 12 pentágonos para a
construção da bola sendo uma por grupo.
7º
Passo: conclusão da bola através das figuras planas pentágonos e hexágonos.
8º Passo: as bolas ficaram expostas na sala de aula para decoração da copa
do mund
9º passo: os alunos desenharam figuras geométricas e fizeram uma avaliação
sobre a aula.
Observações:
O plano foi seguido na integra , devido ao tempo as figuras
recortadas foram entregues em um envelope, pois demoraria muito para eles
recortarem as figuras e depois confeccionar a bola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário