RELATÓRIO DE APLICAÇÃO
ESCOLA: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana R. R. Mohr, Charles
Z. Guimarães, Joéli R. Weber, Inajara M. dos Santos, Leisle P. Beck e Maria
Angelita Barbosa.
PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 30 e 31/10/2013 e 06 e 07/11/2013 Tarde
TURMA: 175
PLANEJAMENTO DE AULA PARA EQUAÇÕES DO 1º GRAU
OBJETIVO GERAL
Reconhecer
a linguagem algébrica como instrumento de representação e solução de problemas
através da equação de 1º grau.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
ü Descrever
alguns padrões numéricos utilizando a linguagem algébrica.
ü Reconhecer e resolver equações do 1ºgrau.
ü Utilizar
equações para representar, resolver e analisar problemas.
JUSTIFICATIVA
O
presente estudo tem o propósito de facilitar a compreensão e utilização da
álgebra na resolução de problemas através da resolução de equações do 1º grau.
PROCEDIMENTOS Dia 30/10/2013
1° passo:
Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo na escola e o que é o
programa PIBID;
2º passo: No
primeiro momento será entregue para cada aluno uma régua de 30 cm, um
apontador, dois copinhos de café e 10 bolinhas de gude.
3º passo: Questionar sobre
ponto de equilíbrio e solicitar que coloquem a régua exatamente no meio sobre o
apontador. Em cada extremidade colocar um copo de cafezinho.
4º passo: Solicitar que experimentem colocar
certas quantidades de bolinhas de gude dentro dos copinhos. Solicitar que
retirem certas quantidades de bolinhas de gude dos copinhos. Perguntar o que
perceberam que aconteceu no ponto de equilíbrio da balança.
5º passo: Solicitar que experimentem colocar
certas quantidades de bolinhas de gude dentro dos copinhos. Solicitar que
retirem certas quantidades de bolinhas de gude dos copinhos. Perguntar o que
perceberam que aconteceu no ponto de equilíbrio da balança.
6º passo: Contar uma breve história sobre as
unidades de medidas: “o homem sempre se interessou em medir as coisas. Para
isto usava seu corpo e criou o palmo, a polegada (medida usada hoje nas telas
de monitores e TVs), os pés (medida usada hoje na aviação), as braçadas (medida
usada hoje na natação), entre outras. Como surgiram muitas brigas por ter
corpos de tamanhos diferentes, criaram uma medida de comprimento padrão que é o
metro”. Nós aqui vamos criar uma unidade de medida, usando nossas bolinhas de gude
para determinar a massa dos objetos. Que nome daremos?
7º passo:
Votação dos nomes sugeridos para ter uma medida única da turma.
8º passo: Formar grupos de 4 (quatro)
componentes e elaborar um símbolo e uma letra que represente o grupo. Fazer a
logomarca do grupo numa folha de ofício colorida.
Recursos utilizados
·
Régua
·
Copinhos de café
·
Apontador
·
Bolinhas de gude
Duração
A 1º etapa da aula terá duração de 2 períodos.
2º ETAPA DA AULA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Objetivo: Utilizar uma balança
para reconhecer a noção de equilíbrio e equivalência de valores. Conhecer a
história da Equação e os envolvidos na invenção de símbolos para representar a
linguagem matemática.
Recursos: Uma
régua de 30 cm, um apontador para base de equilíbrio, dois copinhos de
cafezinho sendo um deles fechado com um valor desconhecido de porcas e várias bolinhas
de gude por grupo.
PROCEDIMENTOS Dia
31/10/2013
1º passo: Recepção dos alunos. Questionar sobre o que
foi aprendido na aula anterior. Lembrar que votamos na unidade de medida alcides.
2º passo: Falar que vamos saber
como surgiu à matemática moderna. Contar a história: “Um breve relato
sobre a história das Equações”.
As equações foram introduzidas pelo
conselheiro do rei da França, Henrique IV, o francês François Viète,
nascido em 1540. Através da matemática Viète decifrava códigos secretos que era
mensagens escritas com a substituição de letras por numerais. Desta forma Viète
teve uma ideia simples, mas genial: fez o contrário, ou seja, usou
letras para representar os números nas equações. O sinal de igualdade foi
introduzido por Robert Recorde (matemático inglês) que escreveu em um de
seus livros que para ele não existiam duas coisas mais parecidas que duas retas
paralelas. Outro matemático inglês, Thomas Harriot, gostou da ideia de seu colega
e começou a desenhar duas retas para representar que duas quantidades são
iguais.
Assim, diminuiu-se um pouco este sinal,
=, passando a usá-lo nas equações de Viète. Até o surgimento deste sistema
de notação as equações eram expressas em palavras e eram resolvidas com muita
dificuldade. A notação de Viète significou o passo mais decisivo e fundamental
para construção do verdadeiro idioma da Álgebra: as equações. Por isso, Fraçois
Viète é conhecido como o Pai da Álgebra. Podemos dizer que equação é uma
igualdade entre duas expressões algébricas.
3º passo: Questionar sobre o que
acharam da história. Perguntar se eles fariam algo diferente do que Viète fez.
Perguntar sobre o que seria da nossa vida hoje sem estas invenções. Questionar
sobre a relação desta história com nossa balança.
4º passo: Solicitar aos alunos que
escrevam no caderno um esquema resumindo a história, podendo utilizar desenhos
para representa-la e escrever sua opinião sobre ela.
5º
passo: Organizar-se em grupos. Solicitar que montem suas balanças. Escrever
em seu caderno a seguinte tabela. Se não quisermos usar o nome das cores, de
que forma podemos representar este valor (ouvir as sugestões de usar a primeira
letra ou outro símbolo).
Cor
|
Símbolo
|
Valor
|
Amarelo
|
||
Bege
|
||
Verde
|
||
Azul
|
3º
passo: Utilizar a balança e descobrir a quantidade de bolinhas de gude que
tem em cada copinho. Ao se referir a quantidade usar o nome da unidade de
medida que criamos na aula anterior.
4º
passo: resolver operações de adição através de problemas, utilizando a
balança de equilíbrio.
5º
passo: distribuir alguns envelopes para os grupos, sabendo de antemão os
valores ali existente. Solicitar que equilibre em um lado da balança um copinho
(azul, por exemplo) mais 5 bolinhas de gude e acrescentem a quantidade de bolinhas
de gude na outra extremidade até obter o equilíbrio.
6º
passo: repetir a operação com outros valores, e solicitar que escrevam no
caderno as conclusões que fizeram.
3º ETAPA DA AULA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Objetivo:
Utilizar uma balança para reconhecer a noção de equilíbrio para
calcular equação de 1° grau usando a multiplicação e a divisão.
Recursos: Uma régua de 30 cm, um
apontador para base de equilíbrio, dois copinhos de cafezinho sendo um deles
fechado com um valor desconhecido de bolinhas de gude e várias bolinhas de gude
por grupo.
PROCEDIMENTOS
Dia
06/11/2013
1º passo: Recepção dos alunos.
Questionar sobre o que eles se lembram de ter aprendido nas aulas anteriores.
Escrever no quadro o que eles falarem em forma de tópicos.
2º passo: Formar grupos de três
componentes. Montar a balança e distribuir os copinhos e 24 bolinhas de gude.
1. Equilibrar
na balança representando a situação e resolver a equação:
a)
a + 3 = 5
b)
x + 7 = 12
c)
h + 4 = 15
d)
y - 4 = 9
e)
w - 5 = 10
f)
k – 8 = 9
2. Equilibrar
os alcides de forma a
representar a situação:
a) 2r =
12
b) 3b =
21
c) 2v = 6
d) 4z =
16
e) 3a =
18
f) 4e =
20
3.
Corrigir no quadro desvendando o mistério da
resolução destas situações.
4.
Relembrar o método usado em cada caso
utilizado.
a) r + 3
= 12
b) b + 4
= 21
c) v – 5
= 6
d) z – 7
= 14
e) 3a =
12
f) 4e =
28
5.
Usando este raciocínio instigar os alunos a
descobrirem como podemos resolver casos como a seguinte situação.
4º ETAPA DA AULA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU - Encerramento
Objetivo:
Aplicar as noções de equilíbrio em atividades interativas através de
gincana do saber.
Recursos: Material escolar.
PROCEDIMENTOS Dia 07/11/2013
Procedimentos
- Recepção
dos alunos. Avisar que iremos fazer uma gincana revisando todo conteúdo
estudado.
- Separar
os alunos em grupos de três ou quatro componentes.
- Numerar
os grupos de 1 a 5.
- Escrever
no quadro a tabela abaixo.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
A
|
|||||
B
|
|||||
C
|
|||||
D
|
|||||
E
|
- Cada
grupo, na sua vez, escolhe uma casa dando sua coordenada (A1, B3, C5, por
exemplo). Cada casa escolhida recebe um X.
- O
grupo que escolheu a coordenada tem 2 minutos para resolver a questão.
Caso erre o resultado o grupo seguinte terá a oportunidade de responder.
Se errar o grupo seguinte tenta e assim por diante.
- O
grupo que acertar recebe 5 pontos que serão anotados no quadro.
8.
No final será somado a pontuação de cada grupo
e os grupos receberão sua premiação.
As tarefas são:
A1 – A balança está equilibrada. No
prato esquerdo há um "peso" de 2 Kg e duas melancias com
"pesos" iguais. No prato direito há um "peso" de 14 Kg.
Quanto pesa cada melancia?
A2 – Que Pena: Sua equipe perdeu 10
pontos.
A3 – Samara gosta de comprar sapatos.
Em seu armário tem 45 pares deles e ao voltar de uma viagem contou que havia
comprado mais 17 pares. Quantos pares de sapatos Samara têm agora em seu
armário?
A4 – Resolva as equações:
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