quarta-feira, 4 de dezembro de 2013



RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE MONÔMIOS
 

COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER

ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana Regina R. Mohr, Charles Z. Guimarães, Joeli R. Weber, Inajara M. dos Santos, Leisle P. Beck e Maria Angelita Barbosa.

PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi

DATA DA APLICAÇÃO: 13/05/2013

TURMA: 184

Planejamento para Aplicação do PIBID sobre Monômios

 

OBJETIVO GERAL

ü  Facilitar a visualização das operações com monômios utilizando material lúdico;

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

ü  Aplicar os conceitos fundamentais das 4 operações com monômios;

ü  Operar geometricamente monômios;

ü  Visualizar as operações inversas durante o processo

 

JUSTIFICATIVA

As operações com monômios comportam a compreensão das operações algébricas. No momento em que inserimos o assunto monômios utilizando material lúdico fornecemos subsídio para que o aluno visualize operações para eles complexas que envolvam letras e números. A utilização da geometria nos permite fixar conteúdos já aprendidos como área e perímetro.

 

PROCEDIMENTOS

1° passo: Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo ali e o que é o programa PIBID;

 


 

 

2° passo: Desafiar os alunos a aprender como realizar as operações com monômios e entender o processo geométrico;

3° passo: Dividir a turma em duplas e distribuir para cada dupla uma caixa de material dourado;

4° passo: Eles devem identificar a placa como um quadrado de lado x. a barra como retângulo de lados x e y e o quadradinho de lado y;

5° passo: Realizar cálculo de área de cada figura (x2, xy, y2);

6° passo: Realizar somas e subtrações de monômios utilizando os lados das figuras;

7° passo: Realizar multiplicação e divisão utilizando a áreas das figuras;

8° passo: Abrir um espaço para que os alunos expressem o que gostaram e aprenderam. Eles avaliarão a atividades proposta pelos pibidianos com o material dourado da seguinte forma:

Ótima: Cubo grande (x3)

Boa: Placa (x2)

Regular: Barra (xy)

Ruim: Cubo pequeno (y2)

            Eles realizarão um desenho demonstrando a nota. Após eles realizarem faremos a soma de todas as avaliações formando uma Expressão de Polinômios.

 

RECURSOS UTILIZADOS

ü   10 materiais dourados;

 

AVALIAÇÃO

Será considerada válida a aula se 80% dos alunos souberem identificar e operar os monômios com o material lúdico e conseguirem ver as operações inversas.

 

 

 

 



 

 

O QUE FOI REALIZADO NA AULA DO PIBID

 

   Após apresentar-nos aos alunos e explicar o que é Pibid, os alunos do 8° ano dividiram-se em duplas e receberam uma caixa de material dourado.

   Explicamos aos alunos que eles deveriam identificar a placa como um quadrado de lados x, a barra como retângulo de lados x e y e o quadradinho de lados y.





 

 

 

 

 

   Seguimos a aula realizando cálculo de área e perímetro de quadrados e
retângulos.                                                                           



 

 

 

 

 

 

 

 

 


Os alunos realizaram somas, subtrações, multiplicação e divisão de monômios utilizando os lados das figuras;



 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Abrimos um espaço para que os alunos expressassem o que gostaram e aprenderam. Eles avaliaram a aula utilizando o material dourado da seguinte forma:

 

Ø  Ótima: Placa (x2)

Ø  Boa: Barra (xy)

Ø  Regular: Cubo pequeno (y2)

 

Eles realizaram um desenho demonstrando sua avaliação.

 




 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Esta é a turma 184, 8°ano para a qual foi aplicada a aula de Monômios.


 

Anexos:


 


 

 

 

 


 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário