RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE MONÔMIOS
COLÉGIO MUNICIPAL
THEÓPHILO SAUER
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana Regina R. Mohr, Charles Z. Guimarães,
Joeli R. Weber, Inajara M. dos Santos, Leisle P. Beck e Maria Angelita Barbosa.
PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 13/05/2013
TURMA: 184
Planejamento para Aplicação do PIBID sobre Monômios
OBJETIVO GERAL
ü Facilitar a visualização das operações com monômios utilizando
material lúdico;
OBJETIVO ESPECÍFICO
ü Aplicar os conceitos fundamentais das 4 operações com monômios;
ü Operar geometricamente monômios;
ü Visualizar as operações inversas durante o processo
JUSTIFICATIVA
As operações
com monômios comportam a compreensão das operações algébricas. No momento em
que inserimos o assunto monômios utilizando material lúdico fornecemos subsídio
para que o aluno visualize operações para eles complexas que envolvam letras e
números. A utilização da geometria nos permite fixar conteúdos já aprendidos
como área e perímetro.
PROCEDIMENTOS
1° passo: Apresentar-se aos
alunos e explicar o que estamos fazendo ali e o que é o programa PIBID;
2° passo: Desafiar os alunos a
aprender como realizar as operações com monômios e entender o processo
geométrico;
3° passo: Dividir a turma em
duplas e distribuir para cada dupla uma caixa de material dourado;
4° passo: Eles devem
identificar a placa como um quadrado de lado x. a barra como retângulo de lados
x e y e o quadradinho de lado y;
5° passo: Realizar cálculo de
área de cada figura (x2, xy, y2);
6° passo: Realizar somas e
subtrações de monômios utilizando os lados das figuras;
7° passo: Realizar
multiplicação e divisão utilizando a áreas das figuras;
8° passo: Abrir um espaço para
que os alunos expressem o que gostaram e aprenderam. Eles avaliarão a
atividades proposta pelos pibidianos com o material dourado da seguinte forma:
Ótima: Cubo grande (x3)
Boa: Placa (x2)
Regular: Barra (xy)
Ruim: Cubo pequeno (y2)
Eles
realizarão um desenho demonstrando a nota. Após eles realizarem faremos a soma
de todas as avaliações formando uma Expressão de Polinômios.
RECURSOS UTILIZADOS
ü 10 materiais dourados;
AVALIAÇÃO
Será
considerada válida a aula se 80% dos alunos souberem identificar e operar os
monômios com o material lúdico e conseguirem ver as operações inversas.
O QUE FOI REALIZADO NA
AULA DO PIBID
Após apresentar-nos
aos alunos e explicar o que é Pibid, os alunos do 8° ano dividiram-se em duplas
e receberam uma caixa de material dourado.
retângulos.
Os alunos realizaram somas, subtrações,
multiplicação e divisão de monômios utilizando os lados das figuras;
Abrimos um espaço para que os alunos expressassem
o que gostaram e aprenderam. Eles avaliaram a aula utilizando o material
dourado da seguinte forma:
Ø Ótima: Placa (x2)
Ø Boa: Barra (xy)
Ø Regular: Cubo pequeno (y2)
Eles realizaram um desenho demonstrando sua avaliação.
Esta é a
turma 184, 8°ano para a qual foi aplicada a aula de Monômios.
Anexos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário