RELATÓRIO DE APLICAÇÃO ÁBACO
COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S.
Prado, Ana Regina R. Mohr, Charles Z. Guimarães, Joeli R. Weber, Inajara M. dos
Santos, Leisle P. Beck e Maria Angelita Barbosa.
PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 22/11/2013
Série: 2º ano
do ensino fundamental
TURMA: 121
O QUE FOI
REALIZADO NA AULA DO PIBID
1º passo: passado o filme: Ursinho pooh, 1, 2, 3, descobrindo os números.
2º passo: Demonstrar como funciona o ábaco e para
o que ele é utilizado.
Vejamos o exemplo:
O algarismo 1, dado o valor posicional, assume um valor
correspondente a uma centena ou dez dezenas ou cem unidades. O algarismo dois
assume
um valor correspondente a duas vezes a dezena ou vinte unidades e
o
algarismo três assume um valor correspondente a três unidades.
1
|
2
|
3
|
C
|
D
|
U
|
1
|
0
|
0
|
2
|
0
|
|
3
|
||
3º passo: Pedir para os alunos representarem
os seguintes números utilizando o ábaco.
Números a serem pedidos:
a) 7
b) 12
c) 23
d) 34
e) 45
f) 87
4º passo: Os alunos agora irão realizar algumas adições e subtrações:
Números a serem pedidos:
a) 7+ 2
b) 12+ 9
c) 21+ 7
d) 28 – 11
e) 32 - 4
5º passo: explicado as regras
do jogo nunca Dez. O jogo foi feito em dupla e cada um da dupla jogava um dado.
1) Cada aluno, na
sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e coloca a quantidade no ábaco conforme a
quantidade que saiu nos dados.
2) Quando o jogador
conseguir mais do que dez unidades,deverá trocá-los por uma dezena.
3) Vence o jogador que conseguir primeiro dez
dezenas.
6° passo: Abriremos um espaço para os alunos expressarem sua opinião
através de um desenho. Foi solicitado para que avaliassem a aula através do
desenho. Uma carinha feliz se gostaram ou uma triste senão entenderam ou não
gostaram.
Observação: O 4º passo não foi realizado devido ao tempo.
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