quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

abaco


 


RELATÓRIO DE APLICAÇÃO ÁBACO

 

 

COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER

ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana Regina R. Mohr, Charles Z. Guimarães, Joeli R. Weber, Inajara M. dos Santos, Leisle P. Beck e Maria Angelita Barbosa.

PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi

DATA DA APLICAÇÃO: 22/11/2013

Série: 2º ano do ensino fundamental

TURMA: 121

 

 

O QUE FOI REALIZADO NA AULA DO PIBID

 

 1º passo: passado o filme: Ursinho pooh, 1, 2, 3, descobrindo os números.

  

 

2º passo: Demonstrar como funciona o ábaco e para o que ele é utilizado.

Vejamos o exemplo:


O algarismo 1, dado o valor posicional, assume um valor correspondente a uma centena ou dez dezenas ou cem unidades. O algarismo dois assume

um valor correspondente a duas vezes a dezena ou vinte unidades e o

 

 

algarismo três assume um valor correspondente a três unidades.

 

1
2
3
C
D
U
1
0
0
 
2
0
 
 
3
 
 
 

 

3º passo: Pedir para os alunos representarem os seguintes números utilizando o ábaco.

Números a serem pedidos:

a) 7

b) 12

c) 23

d) 34

e) 45

f) 87

 

 

 

 

 

 

4º passo: Os alunos agora irão realizar algumas adições e subtrações:

Números a serem pedidos:

a) 7+ 2

b) 12+ 9

c) 21+ 7

d) 28 – 11

e) 32 - 4

 

5º passo: explicado as regras do jogo nunca Dez. O jogo foi feito em dupla e cada um da dupla jogava um dado.

1) Cada aluno, na sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e coloca a quantidade no ábaco conforme a quantidade que saiu nos dados.

2) Quando o jogador conseguir mais do que dez unidades,deverá trocá-los por uma dezena.

3)  Vence o jogador que conseguir primeiro dez dezenas.

 

 

 

 

 

 

 

 

6° passo: Abriremos um espaço para os alunos expressarem sua opinião através de um desenho. Foi solicitado para que avaliassem a aula através do desenho. Uma carinha feliz se gostaram ou uma triste senão entenderam ou não gostaram.

 

    

 

Observação: O 4º passo não foi realizado devido ao tempo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário