RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DO TANGRAN
ESCOLA: Colégio
Municipal Theóphilo Sauer
ACADÊMICOS BOLSISTAS:
Angélica V. S. Prado, Ana R. R. Mohr, Charles Z. Guimarães, Joéli R. Weber,
Inajara M. dos Santos, Leisle P. Beck e Maria Angelita Barbosa
PROFª SUPERVISORA: Ailê
Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 08/11/2013
Tarde
TURMA: 102
Planejamento para Aplicação do PIBID sobre Tangran
OBJETIVO GERAL
ü Envolver os alunos em situações de observação, percepção e de
composição de figuras geométricas com o quebra-cabeça tangran.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Que o aluno seja capaz de:
ü Explorar as peças do tangran,
ü Reconhecer figuras planas;
ü Desenvolver as habilidades do raciocínio lógico-matemático;
JUSTIFICATIVA
Partindo da solicitação da professora do
1°ano do ensino fundamental, será trabalhado com o tangran, pois este é
cada vez mais utilizado nas aulas de matemática, pois as formas geométricas
permitem que os professores e alunos vejam a possibilidade de inúmeras explorações,
seja no apoio de algum conteúdo específico no planejamento curricular de matemática,
ou como ferramenta de ensino, a fim de propiciar o desenvolvimento de
habilidades do pensamento e do raciocínio lógico-matemático.
PROCEDIMENTOS
1° passo: Apresentar-se aos
alunos e explicar o que estamos fazendo ali e o que é o programa PIBID;
2° passo: Relembrar o que é o
tangran e distribuir para cada aluno um jogo.
3° passo: Contar a história
envolvendo o tangran de Ana Cristina S. Rangel; no decorrer da história, os
alunos irão construindo com as figuras os personagens da história:
RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DO TANGRAN
ESCOLA: Colégio
Municipal Theóphilo Sauer
ACADÊMICOS BOLSISTAS:
Angélica V. S. Prado, Ana R. R. Mohr, Charles Z. Guimarães, Joéli R. Weber,
Inajara M. dos Santos, Leisle P. Beck e Maria Angelita Barbosa
PROFª SUPERVISORA: Ailê
Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 08/11/2013
Tarde
TURMA: 102
Planejamento para Aplicação do PIBID sobre Tangran
OBJETIVO GERAL
ü Envolver os alunos em situações de observação, percepção e de
composição de figuras geométricas com o quebra-cabeça tangran.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Que o aluno seja capaz de:
ü Explorar as peças do tangran,
ü Reconhecer figuras planas;
ü Desenvolver as habilidades do raciocínio lógico-matemático;
JUSTIFICATIVA
Partindo da solicitação da professora do
1°ano do ensino fundamental, será trabalhado com o tangran, pois este é
cada vez mais utilizado nas aulas de matemática, pois as formas geométricas
permitem que os professores e alunos vejam a possibilidade de inúmeras explorações,
seja no apoio de algum conteúdo específico no planejamento curricular de matemática,
ou como ferramenta de ensino, a fim de propiciar o desenvolvimento de
habilidades do pensamento e do raciocínio lógico-matemático.
PROCEDIMENTOS
1° passo: Apresentar-se aos
alunos e explicar o que estamos fazendo ali e o que é o programa PIBID;
2° passo: Relembrar o que é o
tangran e distribuir para cada aluno um jogo.
3° passo: Contar a história
envolvendo o tangran de Ana Cristina S. Rangel; no decorrer da história, os
alunos irão construindo com as figuras os personagens da história.
5° passo: Abrir um espaço para
que os alunos expressem o que gostaram e aprenderam. Eles avaliarão a atividades
proposta pelos pibidianos com o tangran confeccionado pelos professores do
pibid da seguinte forma:
Gostaram: construir um peixinho;
Não gostaram: um quadrado. Cada aluno
irá anexar a sua opinião em um cartaz exposto no quadro.
RECURSOS UTILIZADOS
ü 14 jogos de tangran;
ü E.V.A;
ü Cartolina
ü Giz de cera
ü Folhas de ofício
AVALIAÇÃO
Será considerada
válida a aula se os alunos conseguirem manipular e o jogo de tangran.
O QUE FOI
REALIZADO NA AULA DO PIBID
Após a
apresentação dos alunos/professores do PIBID foi explicado o objetivo do
Projeto (PIBID) e os objetivos da aula. Foi entregue para cada um dos 14 alunos
presentes um quadrado de folha de ofício rosa, tesoura e giz de cera.
Os professores
iniciaram a aula perguntando aos alunos se eles já haviam ouvido falar sobre o
Tangran. Todos já o conheciam. Logo, os professores deram início ao
planejamento contando a história sobre o jogo da professora Ana Cristina.
Enquanto a
história era narrada os alunos recriavam os personagens descritos naquela narrativa,
que ao final surgiria as sete peças do tangran.
Ao recriar os
personagens, que eram figuras geométricas os alunos demonstravam conhece-lás as
identificando com bastante euforia.
Ao terminar a história foi entregue um jogo de
trangran para cada aluno reproduzir algumas figuras que estão impressas em uma
folha de ofício que distribuída duas para cada mesa.
Ao final da aula os alunos avaliaram a mesma
fazendo desenhos, para classificar se gostaram ou não da aula. Foi dito a eles,
que se gostaram da aula que desenhassem um peixinho e se não gostaram era para
desenhar um quadrado.
Concluímos que a aula foi muito proveitosa, os
alunos foram bastante participativos demonstrando que estavam gostando da
atividade. Com isso chegamos a conclusão que atingimos nosso objetivo.
Algumas
imagens da reconstrução da história e outras serão colocadas
Desenhos avaliativos
5° passo: Abrir um espaço para
que os alunos expressem o que gostaram e aprenderam. Eles avaliarão a atividades
proposta pelos pibidianos com o tangran confeccionado pelos professores do
pibid da seguinte forma:
Gostaram: construir um peixinho;
Não gostaram: um quadrado. Cada aluno
irá anexar a sua opinião em um cartaz exposto no quadro.
RECURSOS UTILIZADOS
ü 14 jogos de tangran;
ü E.V.A;
ü Cartolina
ü Giz de cera
ü Folhas de ofício
AVALIAÇÃO
Será considerada
válida a aula se os alunos conseguirem manipular e o jogo de tangran.
O QUE FOI
REALIZADO NA AULA DO PIBID
Após a
apresentação dos alunos/professores do PIBID foi explicado o objetivo do
Projeto (PIBID) e os objetivos da aula. Foi entregue para cada um dos 14 alunos
presentes um quadrado de folha de ofício rosa, tesoura e giz de cera.
Os professores
iniciaram a aula perguntando aos alunos se eles já haviam ouvido falar sobre o
Tangran. Todos já o conheciam. Logo, os professores deram início ao
planejamento contando a história sobre o jogo da professora Ana Cristina.
Enquanto a
história era narrada os alunos recriavam os personagens descritos naquela narrativa,
que ao final surgiria as sete peças do tangran.
Ao recriar os
personagens, que eram figuras geométricas os alunos demonstravam conhece-lás as
identificando com bastante euforia.
Ao terminar a história foi entregue um jogo de
trangran para cada aluno reproduzir algumas figuras que estão impressas em uma
folha de ofício que distribuída duas para cada mesa.
Ao final da aula os alunos avaliaram a mesma
fazendo desenhos, para classificar se gostaram ou não da aula. Foi dito a eles,
que se gostaram da aula que desenhassem um peixinho e se não gostaram era para
desenhar um quadrado.
Concluímos que a aula foi muito proveitosa, os
alunos foram bastante participativos demonstrando que estavam gostando da
atividade. Com isso chegamos a conclusão que atingimos nosso objetivo.
Algumas
imagens da reconstrução da história
Desenhos avaliativos
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