quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Esta aplicação foi sobre o tangram


RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DO TANGRAN

 

ESCOLA: Colégio Municipal Theóphilo Sauer

ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana R. R. Mohr, Charles Z. Guimarães, Joéli R. Weber, Inajara M. dos Santos, Leisle P. Beck e Maria Angelita Barbosa

PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi

DATA DA APLICAÇÃO: 08/11/2013 Tarde

TURMA: 102

Planejamento para Aplicação do PIBID sobre Tangran

OBJETIVO GERAL

ü  Envolver os alunos em situações de observação, percepção e de composição de figuras geométricas com o quebra-cabeça tangran.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Que o aluno seja capaz de:

ü  Explorar as peças do tangran,

ü  Reconhecer figuras planas;

ü  Desenvolver as habilidades do raciocínio lógico-matemático;

JUSTIFICATIVA

   Partindo da solicitação da professora do 1°ano do ensino fundamental, será trabalhado com o tangran, pois este é cada vez mais utilizado nas aulas de matemática, pois as formas geométricas permitem que os professores e alunos vejam a possibilidade de inúmeras explorações, seja no apoio de algum conteúdo específico no planejamento curricular de matemática, ou como ferramenta de ensino, a fim de propiciar o desenvolvimento de habilidades do pensamento e do raciocínio lógico-matemático.

PROCEDIMENTOS
1° passo: Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo ali e o que é o programa PIBID;

2° passo: Relembrar o que é o tangran e distribuir para cada aluno um jogo.

3° passo: Contar a história envolvendo o tangran de Ana Cristina S. Rangel; no decorrer da história, os alunos irão construindo com as figuras os personagens da história:

 

4° passo: Distribuir cartazes no quadro contendo diferentes figuras montadas com o tangran onde os alunos serão estimulados a reproduzir.

 

RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DO TANGRAN
 
ESCOLA: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Angélica V. S. Prado, Ana R. R. Mohr, Charles Z. Guimarães, Joéli R. Weber, Inajara M. dos Santos, Leisle P. Beck e Maria Angelita Barbosa
PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 08/11/2013 Tarde
TURMA: 102
Planejamento para Aplicação do PIBID sobre Tangran
 
OBJETIVO GERAL
ü  Envolver os alunos em situações de observação, percepção e de composição de figuras geométricas com o quebra-cabeça tangran.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Que o aluno seja capaz de:
ü  Explorar as peças do tangran,
ü  Reconhecer figuras planas;
ü  Desenvolver as habilidades do raciocínio lógico-matemático;
 
JUSTIFICATIVA
 
   Partindo da solicitação da professora do 1°ano do ensino fundamental, será trabalhado com o tangran, pois este é cada vez mais utilizado nas aulas de matemática, pois as formas geométricas permitem que os professores e alunos vejam a possibilidade de inúmeras explorações, seja no apoio de algum conteúdo específico no planejamento curricular de matemática, ou como ferramenta de ensino, a fim de propiciar o desenvolvimento de habilidades do pensamento e do raciocínio lógico-matemático.

 
PROCEDIMENTOS
 
1° passo: Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo ali e o que é o programa PIBID;
2° passo: Relembrar o que é o tangran e distribuir para cada aluno um jogo.
3° passo: Contar a história envolvendo o tangran de Ana Cristina S. Rangel; no decorrer da história, os alunos irão construindo com as figuras os personagens da história.
4° passo: Distribuir cartazes no quadro contendo diferentes figuras montadas com o tangran onde os alunos serão estimulados a reproduzir.
5° passo: Abrir um espaço para que os alunos expressem o que gostaram e aprenderam. Eles avaliarão a atividades proposta pelos pibidianos com o tangran confeccionado pelos professores do pibid da seguinte forma:
Gostaram: construir um peixinho;
Não gostaram: um quadrado. Cada aluno irá anexar a sua opinião em um cartaz exposto no quadro.
 
RECURSOS UTILIZADOS
ü   14 jogos de tangran;
ü  E.V.A;
ü  Cartolina
ü  Giz de cera
ü  Folhas de ofício
AVALIAÇÃO
Será considerada válida a aula se os alunos conseguirem manipular e o jogo de tangran.
 
 
O QUE FOI REALIZADO NA AULA DO PIBID
 
Após a apresentação dos alunos/professores do PIBID foi explicado o objetivo do Projeto (PIBID) e os objetivos da aula. Foi entregue para cada um dos 14 alunos presentes um quadrado de folha de ofício rosa, tesoura e giz de cera.
Os professores iniciaram a aula perguntando aos alunos se eles já haviam ouvido falar sobre o Tangran. Todos já o conheciam. Logo, os professores deram início ao planejamento contando a história sobre o jogo da professora Ana Cristina.
Enquanto a história era narrada os alunos recriavam os personagens descritos naquela narrativa, que ao final surgiria as sete peças do tangran.
Ao recriar os personagens, que eram figuras geométricas os alunos demonstravam conhece-lás as identificando com bastante euforia.
Ao terminar a história foi entregue um jogo de trangran para cada aluno reproduzir algumas figuras que estão impressas em uma folha de ofício que distribuída duas para cada mesa.
Ao final da aula os alunos avaliaram a mesma fazendo desenhos, para classificar se gostaram ou não da aula. Foi dito a eles, que se gostaram da aula que desenhassem um peixinho e se não gostaram era para desenhar um quadrado.
Concluímos que a aula foi muito proveitosa, os alunos foram bastante participativos demonstrando que estavam gostando da atividade. Com isso chegamos a conclusão que atingimos nosso objetivo.
 

Algumas imagens da reconstrução da história e outras serão colocadas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desenhos avaliativos


 

5° passo: Abrir um espaço para que os alunos expressem o que gostaram e aprenderam. Eles avaliarão a atividades proposta pelos pibidianos com o tangran confeccionado pelos professores do pibid da seguinte forma:

Gostaram: construir um peixinho;

Não gostaram: um quadrado. Cada aluno irá anexar a sua opinião em um cartaz exposto no quadro.

 

RECURSOS UTILIZADOS

ü   14 jogos de tangran;

ü  E.V.A;

ü  Cartolina

ü  Giz de cera

ü  Folhas de ofício

AVALIAÇÃO

Será considerada válida a aula se os alunos conseguirem manipular e o jogo de tangran.

 

 

O QUE FOI REALIZADO NA AULA DO PIBID

 

Após a apresentação dos alunos/professores do PIBID foi explicado o objetivo do Projeto (PIBID) e os objetivos da aula. Foi entregue para cada um dos 14 alunos presentes um quadrado de folha de ofício rosa, tesoura e giz de cera.

Os professores iniciaram a aula perguntando aos alunos se eles já haviam ouvido falar sobre o Tangran. Todos já o conheciam. Logo, os professores deram início ao planejamento contando a história sobre o jogo da professora Ana Cristina.

Enquanto a história era narrada os alunos recriavam os personagens descritos naquela narrativa, que ao final surgiria as sete peças do tangran.

Ao recriar os personagens, que eram figuras geométricas os alunos demonstravam conhece-lás as identificando com bastante euforia.

Ao terminar a história foi entregue um jogo de trangran para cada aluno reproduzir algumas figuras que estão impressas em uma folha de ofício que distribuída duas para cada mesa.

Ao final da aula os alunos avaliaram a mesma fazendo desenhos, para classificar se gostaram ou não da aula. Foi dito a eles, que se gostaram da aula que desenhassem um peixinho e se não gostaram era para desenhar um quadrado.

Concluímos que a aula foi muito proveitosa, os alunos foram bastante participativos demonstrando que estavam gostando da atividade. Com isso chegamos a conclusão que atingimos nosso objetivo.

 


Algumas imagens da reconstrução da história

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenhos avaliativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário