Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Plano
de aula
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Data:25/11/2015
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os professores
irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
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