sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.

 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.

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