Disciplina:
Matemática
Escola:
Colégio Municipal Theóphilo Sauer.
Data:
14/09/15.
Ano:
7º ano/Ensino fundamental.
Supervisora:
Aile Pressi
Acadêmicos:
Maria Angelita Barbosa; Maritela Regina Smaniotto, Marta Elisabete Fraga;
Leisle Priscila Beck; Joeli Weber; Leila Leatrice Pacheco.
PLANEJAMENTO
DE AULA PARA EQUAÇÕES DO 1º GRAU
OBJETIVO GERAL
Reconhecer
a linguagem algébrica como instrumento de representação e solução de problemas
através da equação de 1º grau.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
ü Reconhecer
uma equação do 1º grau;
ü Equalizar
situações-problema;
ü Criar
estratégias para vencer o jogo;
ü Fixar
conteúdos.
PROCEDIMENTOS
1° passo:
Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo na escola e o que é o
programa PIBID;
2º passo: Relembrar
aos alunos o conteúdo de equações do 1°
grau utilizando quadro e giz;
3º passo: Dividir a
turma em grupos de 4 alunos;
4º passo:
Explicar o funcionamento e regras do jogo, após dar início.
Modo de jogar:
O professor
apresenta a trilha que deve estar pendurada no quadro negro. Os grupos escolhem
um grampo com a cor que irá representar seu grupo durante a atividade e o
posiciona no local da saída. Cada grupo, na sua vez pré-estabelecida, escolhe o
caminho que quer seguir dizendo a cor da posição que quer ocupar, podendo mudar
a cor escolhida na jogada seguinte. Ao deslocar-se para uma nova casa, a
professora vira a ficha que está encaixada na tabela e mostra ao grupo o que
ele tem que fazer: se tiver uma bomba, o grupo volta para o início da trilha,
se tiver uma situação problema, a professora lê para a turma e dá um tempo para
o grupo resolver. Se o grupo acertar, fica nessa mesma posição, se errar, volta
para a posição anterior. Os demais grupos também resolvem a atividade, caso
acerte, fica com +1 que pode ser usado no caso de encontrar uma bomba no
caminho (não precisa voltar), ou quando errar uma questão (permanece na mesma
casa). Uma vez desvirada, a ficha é retirada da trilha. Ganhará o jogo o grupo
que alcançar primeiro a chegada.
Atividades contidas nas fichas
- 2x = -7
- x - 17 = -9
- y – 14 = 28
- 5k – 3= k + 1
- 3x + 2 = 2x – 11
- 2x = 16
- 2x + 14 = 5x – 1
- 4x - 5 = 6x + 11
- 5x + 4 - 2x = 26 - 3x
- 7x + 4= 5
- 58x – 3x= 2(3x + 9)
- y - 8 + 5y = -3 +2y + 7
- 4t + 9 = 3t + 5
- 10x - 8 - 2 = 7x – 4
- x + 4.(x - 1) = 9 - 2.(x + 3)
- 5.(3x - 2) = 2.(6x + 3)
- 2.(3x-1) + 2 .(3-x)
- O triplo de um número somado a quatro
é igual a vinte e cinco. Qual é este número?
- O quíntuplo do número de meninas do 7º
A menos cinco é igual a 25. Quantas são as meninas do 7º A
- A diferença entre o triplo de um
número e 90 é igual a esse número somado com 48. Que número é esse?
- Um número menos 12 é igual a 3/4 do mesmo
número. Qual é esse número?
- O triplo de um número menos 40 é igual a
sua metade mais 20. Que número é esse?
- A metade de um número mais 10 e mais a
sua terça parte é igual ao próprio número. Que número é esse?
- Sabe-se que 3/5 da idade de Jurandir
menos 15 é igual a Qual é a idade de Jurandir?
- Um número é o triplo do outro. Somando
os dois, obtemos 84. Quais são esses números?
- Somando 5 anos ao dobro da idade de
Sônia, obtemos 35 anos. Qual é a idade da Sônia?
- Um número tem 4 unidades a mais que o
outro. A soma deles é 150. Quais são estes números?
- Numa escola 1/3 dos alunos são meninos e
120 são meninas. Quantos alunos há nesta escola?
- Diminuindo-se 6 anos da idade de minha
filha obtém-se os 3/5 de sua idade. Qual é a idade de minha filha?
- Num campeonato de futebol, as três
primeiras equipes classificadas A, B e C, marcaram 115 gols. A
equipe A marcou 12 gols a mais que a equipe C e oito gols a mais que a
equipe B. Quantos gols marcou cada equipe?
- Jair e Edson têm juntos 35 mil reais.
Jair tem a mais que Edson 6 mil reais. Quanto tem cada um?
- Ary e Rui têm juntos 840 reais. A quantia de Ary é igual
a 3/4 da quantia de Rui. Quantos reais Rui tem?
- Volte
uma casa
- Fique
uma rodada sem jogar
- Cantar
uma música e jogar novamente
- Passa
a vez
- Sorte!
jogar novamente
- Suba
uma casa
ü 10 fichas com desenho de bomba.
Modelo da trilha
Recursos utilizados
·
TNT de 7 cores diferentes
para a confecção da trilha;
·
48 fichas
contendo atividades sobre equações do 1°grau;
·
Caderno, lápis e
borracha;
·
Grampos de
roupa;
·
Quadro e giz.
Duração
A atividade
terá a duração de 2h aula.
O que foi realizado na aula do Pibid
A aula foi ministrada por duas
professoras do Pibid. Ao entrarmos na sala de aula, nos apresentamos e
explicamos o que é o programa Pibid e o que estávamos fazendo ali.
Enquanto uma das professoras
retomou o conteúdo de Equações do 1° grau com a turma, a outra professora fixou
a trilha no quadro e distribuiu as atividades nos bolsos da trilha. A turma foi
dividida em grupos e cada grupo escolheu uma cor para representar sua equipe.
Após, iniciou-se a atividade.
Os alunos participaram da
atividade com muito empenho e conseguiram resolver as atividades contidas na
trilha sem grandes dificuldades.
Foi
considerada satisfatoriamente aula pois todos os alunos participaram de forma
ativa e realizaram todo as atividades.
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