quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Disciplina: Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer.
Data: 14/09/15.
Ano: 7º ano/Ensino fundamental.
Supervisora: Aile Pressi
Acadêmicos: Maria Angelita Barbosa; Maritela Regina Smaniotto, Marta Elisabete Fraga; Leisle Priscila Beck; Joeli Weber; Leila Leatrice Pacheco. 


PLANEJAMENTO DE AULA PARA EQUAÇÕES DO 1º GRAU

OBJETIVO GERAL

Reconhecer a linguagem algébrica como instrumento de representação e solução de problemas através da equação de 1º grau.

OBJETIVO ESPECÍFICO
ü Reconhecer uma equação do 1º grau;
ü  Equalizar situações-problema;
ü  Criar estratégias para vencer o jogo;
ü  Fixar conteúdos.
                                                                                              
PROCEDIMENTOS       

1° passo: Apresentar-se aos alunos e explicar o que estamos fazendo na escola e o que é o programa PIBID;
2º passo: Relembrar aos alunos o  conteúdo de equações do 1° grau utilizando quadro e giz;
3º passo: Dividir a turma em grupos de 4 alunos;
4º passo: Explicar o funcionamento e regras do jogo, após dar início.
Modo de jogar:
O professor apresenta a trilha que deve estar pendurada no quadro negro. Os grupos escolhem um grampo com a cor que irá representar seu grupo durante a atividade e o posiciona no local da saída. Cada grupo, na sua vez pré-estabelecida, escolhe o caminho que quer seguir dizendo a cor da posição que quer ocupar, podendo mudar a cor escolhida na jogada seguinte. Ao deslocar-se para uma nova casa, a professora vira a ficha que está encaixada na tabela e mostra ao grupo o que ele tem que fazer: se tiver uma bomba, o grupo volta para o início da trilha, se tiver uma situação problema, a professora lê para a turma e dá um tempo para o grupo resolver. Se o grupo acertar, fica nessa mesma posição, se errar, volta para a posição anterior. Os demais grupos também resolvem a atividade, caso acerte, fica com +1 que pode ser usado no caso de encontrar uma bomba no caminho (não precisa voltar), ou quando errar uma questão (permanece na mesma casa). Uma vez desvirada, a ficha é retirada da trilha. Ganhará o jogo o grupo que alcançar primeiro a chegada.
Atividades contidas nas fichas
  1. 2x = -7     
  2. x - 17 = -9 
  3. y – 14 = 28
  4. 5k – 3= k + 1    
  5. 3x + 2 = 2x – 11
  6. 2x = 16  
  7. 2x + 14  = 5x – 1
  8. 4x - 5 = 6x + 11
  9. 5x + 4 - 2x = 26 - 3x
  10. 7x + 4= 5
  11. 58x – 3x= 2(3x + 9)
  12. y - 8 + 5y = -3 +2y + 7
  13. 4t + 9 = 3t + 5
  14. 10x - 8 - 2 = 7x – 4
  15. x + 4.(x - 1) = 9 - 2.(x + 3)
  16. 5.(3x - 2) = 2.(6x + 3)
  17. 2.(3x-1) + 2 .(3-x)
  18. O triplo de um número somado a quatro é igual a vinte e cinco. Qual é este número?

  19. O quíntuplo do número de meninas do 7º A menos cinco é igual a 25. Quantas são as meninas do 7º A

  20. A diferença entre o triplo de um número e 90 é igual a esse número somado com 48. Que número é esse?
  21.  Um número menos 12 é igual a 3/4 do mesmo número. Qual é esse número?
  22.  O triplo de um número menos 40 é igual a sua metade mais 20. Que número é esse?
  23.  A metade de um número mais 10 e mais a sua terça parte é igual ao próprio número. Que número é esse?
  24. Sabe-se que 3/5 da idade de Jurandir menos 15 é igual a Qual é a idade de Jurandir?
  25. Um número é o triplo do outro. Somando os dois, obtemos 84. Quais são esses números?
  26. Somando 5 anos ao dobro da idade de Sônia, obtemos 35 anos. Qual é a idade da Sônia? 
  27. Um número tem 4 unidades a mais que o outro. A soma deles é 150. Quais são estes números?
  28.  Numa escola 1/3 dos alunos são meninos e 120 são meninas. Quantos alunos há nesta escola?
  29.  Diminuindo-se 6 anos da idade de minha filha obtém-se os 3/5 de sua idade. Qual é a idade de minha filha?
  30. Num campeonato de futebol, as três primeiras equipes classificadas A, B e C,  marcaram 115 gols. A equipe A marcou 12 gols a mais que a equipe C e oito gols a mais que a equipe B. Quantos gols marcou cada equipe?
  31. Jair e Edson têm juntos 35 mil reais. Jair tem a mais que Edson 6 mil reais. Quanto tem cada um?
  32. Ary e Rui têm juntos 840 reais. A quantia de Ary é igual a 3/4 da quantia de Rui. Quantos reais Rui tem?
  33. Volte uma casa
  34. Fique uma rodada sem jogar
  35. Cantar uma música e jogar novamente
  36. Passa a vez
  37. Sorte! jogar novamente
  38. Suba uma casa
ü  10 fichas com desenho de bomba.

Modelo da trilha

Recursos utilizados


·                  TNT de 7 cores diferentes para a confecção da trilha;
·                  48 fichas contendo atividades sobre equações do 1°grau;
·                  Caderno, lápis e borracha;
·                  Grampos de roupa;
·                  Quadro e giz.

Duração
            A atividade terá a duração de 2h aula.

O que foi realizado na aula do Pibid
A aula foi ministrada por duas professoras do Pibid. Ao entrarmos na sala de aula, nos apresentamos e explicamos o que é o programa Pibid e o que estávamos fazendo ali.
Enquanto uma das professoras retomou o conteúdo de Equações do 1° grau com a turma, a outra professora fixou a trilha no quadro e distribuiu as atividades nos bolsos da trilha. A turma foi dividida em grupos e cada grupo escolheu uma cor para representar sua equipe. Após, iniciou-se a atividade.



Os alunos participaram da atividade com muito empenho e conseguiram resolver as atividades contidas na trilha sem grandes dificuldades.



            

      

 Foi considerada satisfatoriamente aula pois todos os alunos participaram de forma ativa  e realizaram todo as atividades.
    
                               

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