sexta-feira, 20 de novembro de 2015

geoplano

Plano de aula utilizando o Geoplano
ESCOLA: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Joeli Romana Weber, Leila Leatrice Saldanha, Leile Priscila Beck, Maria Angelita Barbosa, Maristela Regina Smaniotto e Marta Elisabete de Fraga.

PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi

DATA DA APLICAÇÃO: 27/11/2015 Tarde.

TURMA: 6º ano


OBJETIVO GERAL
Desenvolver noções básicas da geometria, a fim de aplicá-las no tabuleiro Geoplano.

OBJETIVO ESPECÍFICO
 Através da metodologia utilizada que o aluno seja capaz de:
v  Compreender a construção de uma figura plana;
v  Estabelecer relações entre a figura plana e os conceitos geométricos;
v  Relacionar cada figura com sua nomenclatura.

PROCEDIMENTOS
1° passo: Apresentar-se aos alunos e explicar o objetivo da aula;
2º passo: Retomar algumas noções geométricas, como: reta, ponto e plano;
3º passo: Dividir a turma em duplas que receberá o seguinte material: um tabuleiro Geoplano e elásticos para representação das figuras;
4°passo: Explicar o que é o Geoplano, como funciona e um pouco de sua história;
O Geoplano
           O Geoplano é um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o


Geoplano. Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos, de acordo com o número de pinos de seu lado, por exemplo, 5x5, ou seja, cada lado do Geoplano tem 5 pinos (pregos).
5º passo: Representar no tabuleiro um ponto, uma reta e um plano;
6º passo: Desafiar os alunos a montar uma figura qualquer no tabuleiro utilizando apenas um dos elásticos;
7º passo: Pedir para que alguns alunos exponham a figura que formou e fazer uma pequena discussão sobre elas;
8º passo: Explicar sobre as nomenclaturas das figuras planas;
9º passo: Expor um cartaz no quadro contendo vários polígonos distintos e comentar cada um deles;
10º passo: Pedir para que os alunos construam no Geo Plano cada uma das figuras expostas no quadro;
11º passo: Desafiar os alunos a construir uma figura no Geo Plano utilizando as figuras vistas durante a aula.

Recursos utilizados
·         13 tabuleiros de Geo Plano;
·         Elásticos;
·         Cartolina;
·         Feltro;
·         Quadro e giz;

Duração
            A aula terá duração de 2 horas.

Avaliação

Será considerada válida a aula se 80% dos alunos conseguirem realizar as atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário