Plano de aula utilizando o Geoplano
ESCOLA: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Joeli Romana Weber, Leila Leatrice
Saldanha, Leile Priscila Beck, Maria Angelita Barbosa, Maristela Regina
Smaniotto e Marta Elisabete de Fraga.
PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi
DATA DA APLICAÇÃO: 27/11/2015 Tarde.
TURMA: 6º ano
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
noções básicas da geometria, a fim de aplicá-las no tabuleiro Geoplano.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
Através da metodologia utilizada que o aluno
seja capaz de:
v Compreender
a construção de uma figura plana;
v Estabelecer
relações entre a figura plana e os conceitos geométricos;
v Relacionar
cada figura com sua nomenclatura.
PROCEDIMENTOS
1° passo:
Apresentar-se aos alunos e explicar o objetivo da aula;
2º passo: Retomar
algumas noções geométricas, como: reta, ponto e plano;
3º passo: Dividir a turma em duplas que receberá o
seguinte material: um tabuleiro Geoplano e elásticos para representação das
figuras;
4°passo: Explicar
o que é o Geoplano, como funciona e um pouco de sua história;
O
Geoplano
O Geoplano é um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno.
Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou
pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se
prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o
Geoplano. Podem-se criar
geoplanos de vários tamanhos, de acordo com o número de pinos de seu lado, por
exemplo, 5x5, ou seja, cada lado do Geoplano tem 5 pinos (pregos).
5º passo: Representar
no tabuleiro um ponto, uma reta e um plano;
6º passo: Desafiar os alunos a montar uma figura qualquer no tabuleiro
utilizando apenas um dos elásticos;
7º passo: Pedir para que alguns alunos exponham a figura que formou e fazer
uma pequena discussão sobre elas;
8º passo: Explicar sobre as nomenclaturas das figuras planas;
9º passo: Expor um cartaz no quadro contendo vários polígonos distintos e
comentar cada um deles;
10º passo: Pedir para que os alunos construam no Geo Plano cada uma das
figuras expostas no quadro;
11º passo: Desafiar os alunos a construir uma figura no Geo Plano utilizando
as figuras vistas durante a aula.
Recursos utilizados
·
13 tabuleiros de
Geo Plano;
·
Elásticos;
·
Cartolina;
·
Feltro;
·
Quadro e giz;
Duração
A aula terá duração de 2 horas.
Avaliação
Será considerada válida a aula se 80% dos alunos conseguirem
realizar as atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário