sexta-feira, 6 de maio de 2016

Relatório de aplicação sobre números inteiros
Labirinto dos inteiros – O desafio
Data: 14/04/2016
N° de períodos: 2 horas aula
Ano: 7°ano
Turma: 175
Assunto: Números inteiros
Conteúdos: Adição e subtração de números inteiros
Objetivos:
Ø  Compreender a adição e subtração de números inteiros;
Ø  Construir e solucionar expressões envolvendo adição e subtração de números inteiros;

Materiais utilizados:
Ø  Tapete do jogo “Labirinto dos inteiros- O desafio”;
Ø  Lápis, borracha e caderno.
Metodologia
1°passo: Apresentar-se aos alunos e falar sobre o programa Pibid;
2°passo: Explicar que a aula será sobre números inteiros;
3°passo: Relembrar o conteúdo citado;
4°passo: Dividir a turma em grupos;
5°passo: Explicar o funcionamento do jogo, bem como, suas regras;
O tapete utilizado na atividade confeccionado pelo Pibib

Regras do jogo
1.    O jogo deve ser realizado por no máximo 5 grupos, dos quais, um integrante de cada jogará no tapete e os demais ficam encarregados de construir as expressões.
2.    Os jogadores que jogarem no tapete devem tirar os sapatos.
3.    Os jogadores escolhidos para jogar no tapete devem se posicionar na parte onde está a palavra “entrada”.
4.    Inicia o jogo o grupo que sortear o número inteiro mais alto.
5.    Na sua vez, o jogador pode mover-se somente para a direita, esquerda ou para frente, ocupando sempre uma posição maior do que a que estava na rodada anterior;
6.    Vence o grupo que, ao final do jogo, chegar primeiro no final do labirinto.
Modo de jogar
1. Abrir o tapete sobre uma superfície plana com o lado colorido para cima.
2. Um jogador de cada grupo sorteia um número para definir quem inicia o jogo.
3. O grupo que inicia o jogo deve construir uma expressão, a qual deve ser solucionada pelo número correspondente a posição que o grupo deseja ocupar.
4. No tempo de um minuto e meio, o grupo deve construir a expressão, indicar qual a posição que deseja ocupar e mostrar a conta para o professor, aguardando sua permissão para avançar.
5. Se o grupo criar uma expressão que não resulte no número expresso na posição escolhida, este não avança nenhuma casa, permanecendo na posição que está.
6. O campeão do jogo será o grupo que chegar primeiro na “saída”.
6° passo: Comentar sobre a atividade, fazer alguns questionamentos sobre os números inteiros;
7° passo: Pedir para que cada grupo expresse em uma folha de papel o que achou da aula dada pelos professores do Pibid.
Avaliação da aula
A aula será considerada válida se os alunos conseguirem construir expressões envolvendo números inteiros e identificá-los quanto a quantidade que representam.
Análise da intervenção feita pelo Pibid
Os professores do Pibid buscaram os alunos da turma 175 no pátio, os quais estavam dispostos em filas e acompanharam-nos até a sala de aula.
Acomodados em seus lugares, os alunos foram informados do que é o programa Pibid e os professores se apresentaram aos mesmos, em seguida, explicaram que a aula seria diferente, pois participariam de um jogo.
Os pibidianos retomaram o conteúdo de números inteiros com os alunos, relembrando a reta numérica, o sucessor e o antecessor, as quatro operações e o jogo de sinais. Explicadas as regras do jogo, a turma foi dividida em 5 grupos de 4 alunos e iniciou-se a atividade.
Os alunos não apresentaram muitas dificuldades quanto ao conteúdo, estavam eufóricos com a atividade e criaram suas próprias estratégias para vencer o jogo. O jogo foi aplicado duas vezes, porém com outras regras.
Ao final da intervenção, se percebe que a atividade lúdica auxilia o aluno na interação com os colegas e com o professor, fazendo com que o aluno saia de sua zona de conforto e coloque em pratica os conteúdos estudados.

Imagens da aula aplicada

Ø  Professoras do Pibid retomando o conteúdo e explicando a atividade;

Nenhum comentário:

Postar um comentário