sexta-feira, 6 de maio de 2016

Relatório de aplicação da aula sobre circuito das atividades para    deficientes visuais
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Acadêmicos bolsistas: Joeli Romana Weber, Leila Leatrice Saldanha, Leile Priscila Beck, Maria Angelita Barbosa, Maristela Regina Smaniotto e Marta Elisabete de Fraga.
Profª supervisora: Ailê Pressi
Data da aplicação: 25 / 11 / 15
Turma: 1° ano ( noite)
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.

                                               Resultados obtidos
A aula iniciou com a apresentação das professoras do Pibid, as quais informaram aos alunos o que aconteceria na aula, contaram um pouco do que é o programa Pibid. Após, uma das professoras falou sobre a Inclusão, especificamente a deficiência visual. No primeiro momento, os alunos ficaram um pouco assustados, devido o medo de serem vendados, para que a aula atingissem os objetivos, (pois até esse momento as aulas  eram planejadas visando os alunos sem deficiência visual).
No segundo momento, as professora distribuíram os jogos para os grupos, auxiliando durante as atividades.
No decorrer da aula os alunos iam trocado de jogos, para testar a percepção em todos eles, sendo analisada a dificuldade em cada um deles, as dificuldades eram no tato por falta de concentração, os que se concentraram conseguiram atingir os objetivos da aula.
Com isso os objetivos do plano foram alcançados, todos os alunos aprovaram inclusive a menina com deficiência visual.


        
           
      





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