Relatório de aplicação da aula sobre
circuito das atividades para deficientes
visuais
Disciplina de Matemática
Escola: Colégio Municipal Theóphilo
Sauer
Acadêmicos bolsistas: Joeli Romana Weber, Leila Leatrice
Saldanha, Leile Priscila Beck, Maria Angelita Barbosa, Maristela Regina
Smaniotto e Marta Elisabete de Fraga.
Profª
supervisora: Ailê Pressi
Data da
aplicação: 25 / 11 / 15
Turma: 1° ano ( noite)
Ano
de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título:
Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·
Conscientizar os alunos ditos normais, das
dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na
vida escolar deles.
Material
necessário:
Jogos:
1- Dominó
tátil
2- Memória
tátil
3- Livro
das associações
4- Associação
numérica
Metodologia:
1- Os
professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2- Os
professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A
deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas.
Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso
que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de
inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma
que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que
está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte
do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no
ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta
disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3- Separar
a turma em 5 grupos de quatro componentes
4- Explicar
como será desenvolvido o circuito.
5- Vendar
os alunos
6- Falar
sobre as regras dos jogos
·
Memória Tátil
Apresentação do material: é
composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em
alto relevo.
Metodologia para uso do
material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção
e concentração por meio do pareamento de figuras.
·
Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é
composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do
material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças
distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da
primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, completando-a.
·
Livro das associações:
O aluno deverá associar a
quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em
cada página.
·
Associações numéricas: o aluno deverá retirar
todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das
bolinhas existentes, para descobrir o número.
7- Distribuir
os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8- Serão
distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação
da aula dada.
Resultados obtidos
A aula iniciou com a apresentação das professoras do
Pibid, as quais informaram aos alunos o que aconteceria na aula, contaram um
pouco do que é o programa Pibid. Após, uma das professoras falou sobre a
Inclusão, especificamente a deficiência visual. No primeiro momento, os alunos
ficaram um pouco assustados, devido o medo de serem vendados, para que a aula atingissem
os objetivos, (pois até esse momento as aulas
eram planejadas visando os alunos sem deficiência visual).
No segundo momento, as professora distribuíram os jogos
para os grupos, auxiliando durante as atividades.
No decorrer da aula os alunos iam trocado de jogos, para
testar a percepção em todos eles, sendo analisada a dificuldade em cada um
deles, as dificuldades eram no tato por falta de concentração, os que se
concentraram conseguiram atingir os objetivos da aula.
Com isso os objetivos do plano foram alcançados, todos os
alunos aprovaram inclusive a menina com deficiência visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário