quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Frações Algébricas


Olá galera, as frações estão presentes em toda nossa vida, em: receitas culinárias , materiais de construção, folhetos de supermercado, entre outros. Então trazer assuntos para trabalhar com os alunos e que faça parte da nossa rotina, ira envolvê-los de uma forma descontraída e estimulante ao ensino da matemática.
Pensando nisso, desenvolvemos uma atividade divertida que os alunos pudessem trabalhar o conteúdo Frações Algébricas. Essa atividade consistiu em um bingo de equações algébricas, abaixo fica a dica para quem tiver interesse de realizar uma atividade diferente sobre esse assunto.


Objetivo: Perceber a importância da utilização das incógnitas na representação de situações cotidianas, e também reconhecer que representações algébricas permitem expressar generalizações que favorecem a agilidade na resolução de problemas.
1º momento: Explicar-lhes que através de letras distintas podemos designar diferentes grupos de quantidades numéricas. Como, por exemplo, a quantidade x de laranjas para se obter uma quantidade y de copos de suco.
Exemplo:
Sabendo que para um copo de suco é necessário 5 laranjas, nesse caso determinaríamos que x seria a quantidade de laranja e y os copos de suco,expresse através de uma fração algébrica a relação de numero x de laranjas para 20 copos de suco de laranja.
2º momento: Fazer uma revisão sobre frações com números inteiros, adição, subtração, potenciação e simplificações de frações.
Exemplos:
(1/5)² = 1/25
(2ab/3ac)² = 4b²/9c²
2/4 = 1/2
2ab/8ac = b/4c
3º momento: Será desenvolvida um bingo onde os professores irão dividir o grupo de alunos em duplas que irão receber uma cartela com nove respostas relativas a frações algébricas. Os professores irão sortear as frações em um saco, os alunos irão resolver estas em seu caderno e marcar a resposta, se aparecer em sua cartela, utilizando de tampinhas. Ganha quem completar a cartela primeiro.
Em um primeiro momento os alunos deverão resolver a questão sozinhos depois os professores estarão circulando para auxiliar em suas dificuldades.
4º momento: Serão distribuídas fichas de avaliação onde os alunos irão marcar uma nota de 1 a 10 avaliando a atividade, a participação e os professores. No final os alunos deverão justificar a avaliação.





Um comentário: