quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Atividade de Produtos Notáveis


            Olá galera, muitas pessoas acham que matemática é algo muito difícil, porém se os professores constroem suas aulas com materiais concretos, diversificados e que  tenham domínio do conteúdo trabalhado, a matemática torna-se uma  ótima matéria de ser aprendida.
            Todos nós usamos cálculos no nosso dia a dia, as vezes sem perceber, quando vamos: na padaria, no açougue, lendo jornais e nas mais diversas lojas. A matemática faz parte da vida cotidiana de cada um de nós, então aprender essa matéria de um jeito divertido leva o aluno a construir conceitos com mais facilidade.
            Pensando nisso desenvolvemos a seguinte aula sobre os produtos notáveis utilizando, principalmente, de material concreto: o algeplan.



Planejamento 1

Apresentação dos professores.

Momento 1:  Trazer um cartaz previamente confeccionado pelos professores com a representação de uma quadra em um bairro qualquer em papel cartoplex e folhas de ofício coloridas.
Questionamento: Vocês sabem o que é isso?
Após ouvir os conhecimentos prévios dos alunos iremos explicar...

Momento 2:

a.            Explicação do Jogo  Algeplan com a visualização de um jogo principal em um TNT no quadro da sala..
O jogo é formado por 40 figuras geométricas:
Quadrados: Quatro quadrados grandes de lados x, x > 0 (onde um valor para x é fixado), de área x, quatro quadrados médios de lados y (com y < x), representando cada um deles um elemento/expressão do tipo y², e doze pequenos de lados 1, a unidade (representando o elemento/expressão do tipo 1=12). Total de quadrados: 20.
Retângulos: Quatro retângulos de lados x e y (representando cada um o elemento/expressão do tipo xy), oito retângulos de lados x e 1 (representando cada um elemento/expressão do tipo x = x.1) e oito de lados y e 1 (representando cada o elemento y = y.1). Total de retângulos: 20.
E as peças são identificadas pelos seus tamanhos e para indicar os “simétricos/opostos" usa-se os versos das peças.
Regra: “Elementos positivos e negativos de mesmo tipo se anulam/cancelam".
Os alunos irão manusear as peças para familiarizarse com elas e depois os professores irão propor a construção da seguinte equação: 2x²+ y²+ 2xy + x + 3.


Gincana:
Iremos separar a turma em 8 grupos sendo que cada grupo terá a disposição um Algeplan.
Faremos um cartaz com as questões de 1 a 10 que será fixada  no quadro. Cada grupo de alunos irá nomear um representante que será o único a buscar as tarefas no quadro e levá-las de volta ao professor. Assim que os professores derem o sinal o representante irá buscar a tarefa. O primeiro a resolvê-la e trazer ao professor irá ganhar 8 pontos, o segundo 7 e assim sucessivamente. Quando todos encerrar a tarefa é dado um novo sinal para buscar a próxima. Caso algum grupo tenha dificuldade em resolver a questão irá receber o auxílio do professor, porém irá pontuar apenas um ponto ao achar sua resolução.
Atividades da gincana:
No caso de uma superfície total quadrada, quanto medirá cada área parcial e a área total?


a) Observe esta terceira figura e partindo do que foi estudado anteriormente, encontre a área de cada uma das figuras geométricas.

b)  Tendo encontrado a área de cada figura, calcule a área total.

c)  Observe a área total encontrada no item b. É possível identificar termos semelhantes? O que podemos fazer com eles?

d)  Analisando a mesma figura, desconsidere as divisões internas e calcule a área total do retângulo aplicando a propriedade distributiva da multiplicação.

e)  A área total encontrada no item b é a mesma do item d?

Exercícios:
Calcule as áreas das figuras (todas as medidas são expressas na mesma unidade 
Represente com as peças como ficará um quadrado de lado y, se aumentarmos 3 unidades de cada lado?

Atividade de Proporção:
Quantas unidades cabem em Y? E quantos Y cabem em x? E ainda, quantas unidades cabem em X.
Desafio:
Represente a expressão 2X² + 8X + 6
Problema:
Temos um tapete de lado x. Se dona Alicia aumentar 4cm de cada lado do tapete qual será a nova área obtida?
Problema:
João comprou um pastel pequeno de tamanho X.Y. Quantas unidades de medida faltam para formar o pastel grande que tem o tamanho X².

Momento 3:  
Premiação ao grupo vencedor.
O grupo vencedor irá ganhar uma caixa de bis e os demais alunos ganharão, cada
um, um bis.

Avaliação:
Os professores irão entregar um pequeno pedaço de papel onde os alunos poderão escrever o que acharam da aula e se existem sugestões para as próximas atividades.
                       

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