sexta-feira, 20 de novembro de 2015









Resultados da aula sobre Geometria
A aula iniciou com a apresentação das professoras do Pibid, as quais informaram aos alunos o que aconteceria na aula e contaram um pouco do que é o programa Pibid. Após, uma das professoras falou sobre a Geometria e seus conceitos fundamentais (ponto, reta e plano).
Os alunos interagiram com a aula, representando no caderno o que pesavam ser um ponto, uma reta e um plano. Alguns educandos expuseram sua opinião no quadro e a professora discutiu com a turma sobre o assunto.
Em um segundo momento, a turma foi separada em duplas e cada uma delas recebeu um tabuleiro do Geoplano. Foi contada uma breve história sobre o Geoplano e como utilizá-lo.
As professoras solicitaram aos alunos que representassem no tabuleiro uma figura qualquer. Alguns alunos mostraram sua criação e uma das educadoras falou sobre a nomenclatura das figuras planas quanto ao número de lados.
Conforme o planejamento, os alunos representaram figuras de três lados até vinte lados. Com muita imaginação, os alunos construíram figuras de até 45 lados. Os alunos participaram ativamente da aula, demostrando interesse e facilidade quanto à manipulação do material. Os resultados foram surpreendentes, pois a turma solicitou a volta do Pibid e avaliou positivamente a aula dada.




Imagens da aula de geometria

    

    

   








   

   

    

   

                                                                                
   

   

   










Avaliação da aula por parte do aluno

A turma 163 e as profess
 oras doPibid

geoplano

Plano de aula utilizando o Geoplano
ESCOLA: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
ACADÊMICOS BOLSISTAS: Joeli Romana Weber, Leila Leatrice Saldanha, Leile Priscila Beck, Maria Angelita Barbosa, Maristela Regina Smaniotto e Marta Elisabete de Fraga.

PROFª SUPERVISORA: Ailê Pressi

DATA DA APLICAÇÃO: 27/11/2015 Tarde.

TURMA: 6º ano


OBJETIVO GERAL
Desenvolver noções básicas da geometria, a fim de aplicá-las no tabuleiro Geoplano.

OBJETIVO ESPECÍFICO
 Através da metodologia utilizada que o aluno seja capaz de:
v  Compreender a construção de uma figura plana;
v  Estabelecer relações entre a figura plana e os conceitos geométricos;
v  Relacionar cada figura com sua nomenclatura.

PROCEDIMENTOS
1° passo: Apresentar-se aos alunos e explicar o objetivo da aula;
2º passo: Retomar algumas noções geométricas, como: reta, ponto e plano;
3º passo: Dividir a turma em duplas que receberá o seguinte material: um tabuleiro Geoplano e elásticos para representação das figuras;
4°passo: Explicar o que é o Geoplano, como funciona e um pouco de sua história;
O Geoplano
           O Geoplano é um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o


Geoplano. Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos, de acordo com o número de pinos de seu lado, por exemplo, 5x5, ou seja, cada lado do Geoplano tem 5 pinos (pregos).
5º passo: Representar no tabuleiro um ponto, uma reta e um plano;
6º passo: Desafiar os alunos a montar uma figura qualquer no tabuleiro utilizando apenas um dos elásticos;
7º passo: Pedir para que alguns alunos exponham a figura que formou e fazer uma pequena discussão sobre elas;
8º passo: Explicar sobre as nomenclaturas das figuras planas;
9º passo: Expor um cartaz no quadro contendo vários polígonos distintos e comentar cada um deles;
10º passo: Pedir para que os alunos construam no Geo Plano cada uma das figuras expostas no quadro;
11º passo: Desafiar os alunos a construir uma figura no Geo Plano utilizando as figuras vistas durante a aula.

Recursos utilizados
·         13 tabuleiros de Geo Plano;
·         Elásticos;
·         Cartolina;
·         Feltro;
·         Quadro e giz;

Duração
            A aula terá duração de 2 horas.

Avaliação

Será considerada válida a aula se 80% dos alunos conseguirem realizar as atividades propostas.
Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.

 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.
 Plano de aula
            Disciplina de Matemática
            Escola: Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Data:25/11/2015
Ano de Ensino: 1° ano do ensino médio
Título: Circuito de atividades para deficientes visuais
Objetivo:
·         Conscientizar os alunos ditos normais, das dificuldades que os deficientes visuais encontram no seu dia a dia, ou seja na vida escolar deles.
Material necessário:
Jogos:
1-    Dominó tátil
2-    Memória tátil
3-    Livro das associações
4-    Associação numérica
Metodologia:
1-    Os professores irão se apresentar, e falar sobre a aplicação.
2-    Os professores farão uma breve reflexão sobre a inclusão.
Um breve resumo sobre a inclusão
 A inclusão está cada vez mais presente em nossa realidade. A deficiência visual é uma das que acontece com maior frequência nas escolas. Para que o aprendizado deste aluno aconteça de maneira significativa é preciso que escola, professor, família e demais alunos estejam unidos no processo de inclusão. Ao professor cabe manipular e adaptar os recursos didáticos de forma que os alunos com limitação visual possam participar da aula e entender o que está se passando. A Matemática, considerada por muitos como abstrata, faz parte do currículo básico de qualquer instituição, logo é conteúdo essencial no ensino destes alunos. Os recursos são de suma importância na aprendizagem desta disciplina, contando também com os numerais no sistema braile.
3-    Separar a turma em 5 grupos de quatro componentes
4-    Explicar como será desenvolvido o circuito.
5-    Vendar os alunos
6-    Falar sobre as regras dos jogos
·         Memória Tátil
Apresentação do material: é composto por 20 peças em polipropileno com desenhos de figuras geométricas em alto relevo.
Metodologia para uso do material: esse jogo trabalha a capacidade de percepção visual, memória, atenção e concentração por meio do pareamento de figuras.
·         Dominó tátil numérico
Apresentação do material: é composto por 28 peças em polipropileno com pontos coloridos.
Metodologia para uso do material: o dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes para o inicio do jogo. Após a colocação da primeira peça, cada participante, na sua vez, tentara colocar uma peça que se encaixe com a anterior, completando-a.
·         Livro das associações:
O aluno deverá associar a quantidade de figuras existente em pedaços de EVA, com o número existente em cada página.
·         Associações numéricas: o aluno deverá retirar todas as bolinhas existentes em volta dos números, e fazer a contagem das bolinhas existentes, para descobrir o número.
7-    Distribuir os jogos para os grupos, dando mais ou menos 20 minutos para cada jogo.
8-    Serão distribuídos para cada aluno, pedaços de papéis para que eles façam a avaliação da aula dada.