sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Geometria


Olá galera, nem precisamos dizer como a geometria esta ligada a nossa vida, pois é só olhar ao nosso redor que veremos várias figuras geométricas, tanto planas como sólidas. Então temos várias maneiras de ensinar este conteúdo para os alunos e vale explorar todos esses métodos. Nós decidimos usar uma maneira de introduzir o conteúdo de geometria. Para isso iniciamos apresentando a nomenclatura do ângulos e exemplificando-os. Com isso fica a baixo a dica

Planejamento 3
geometria

Objetivo: Identificar os diversos tipos de ângulos para reconhecê-los no meio em que vive contextualizando conceitos matemáticos.

Momento 1: Recepção dos alunos na sala de aula. Introdução do conteúdo de geometria utilizando a porta, os ponteiros do relógio, as janelas da sala para a explicação das aberturas.

Momento 2: Os professores irão propor aos alunos para ir ao pátio em trios para fazer poses com aberturas (ângulos) utilizando o corpo e o ambiente em que está inserido, que serão fotografadas com a câmera do Professor Marcelo.

Momento 3: Ao retorno da sala, serão utilizadas Flash Cards (Cartas de Memória com os elementos de destaque do conteúdo), para a explicação dos ângulos reto, obtuso e agudo; as fotos serão projetadas na parede da sala, no qual será feito relação dos ângulos formados nas imagens com os dos Flash Cards. Iremos chamar os alunos para marcar em suas fotos um exemplo de cada ângulo.

Momento 4: Entregar uma revista para cada aluno, explicando que eles deverão escolher uma folha, onde deverão marcar os quatro ângulos vistos anteriormente, identificando-os.

Momento 5: Pedir para os alunos mostrarem para o grande grupo, sua folha de revista apontando os ângulos que marcaram.

Momento 6: Cada aluno irá receber um papel para desenhar um ângulo em que sua abertura irá representar a avaliação da aula de hoje. Depois deverá justificar a sua avaliação.



Aplicação 3 -Porcentagem - Theóphilo Sauer








Aplicação 2 - Sólidos Geométricos - Theóphilo Sauer









Bilhetes avaliativos